Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Lucas Nascimento

Foto: Lucas Nascimento

Os 19 estudantes tocantinenses selecionados para a etapa regional do Programa Jovem Embaixador 2015 participam nesta sexta-feira, 12, da penúltima fase da seleção estadual. A prova escrita está sendo aplicada pelas Diretorias Regionais de Gestão e Formação de Araguaína, Arraias, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas e Paraíso.

As ações do programa no Tocantins são coordenadas pela Comissão Estadual de Seleção de Semifinalistas Jovem Embaixador 2015, composta por servidores da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), que executam as atividades conforme orientações da Embaixada Americana. “A comissão fica responsável por aplicar as provas orais e escritas, além de visitar a casa dos candidatos com as melhores notas para conhecer de perto a realidade de cada um”, ressaltou a coordenadora da comissão, Márcia Ribeiro de Paula.

Os aprovados na prova escrita estarão aptos para a avaliação oral, marcada para o dia 18 de setembro, às 8h, na sala de reuniões da Seduc. Nesta etapa, serão definidos os quatro candidatos do Tocantins que irão participar da semifinal nacional do programa para seleção de um representante por estado.

Os alunos Jovens Embaixadores de 2015 serão contemplados com uma viagem de três semanas aos Estados Unidos. No Tocantins, 155 estudantes da rede estadual de ensino se inscreveram nesta edição.

Saiba mais

Para serem selecionados, além ter conhecimento da Língua Inglesa, os estudantes devem ser exemplos em suas comunidades, possuindo características como liderança, atitude positiva, consciência cidadã e excelência acadêmica.

Ao todo, 35 estudantes brasileiros viajam em janeiro do próximo ano para os Estados Unidos, onde conhecerão os principais monumentos americanos e participarão de reuniões em organizações dos setores público e privado. Os jovens embaixadores também vão visitar escolas e projetos sociais, além de participarem de oficinas sobre liderança e empreendedorismo. (Ascom Seduc)