Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Marcus Mesquita

Das oito equipes tocantinenses que disputam a fase das modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), realizados em Londrina - PR, quatro conquistaram vaga para as semifinais da maior competição estudantil do Brasil. Na categoria feminino, o Tocantins segue na briga por medalhas com as equipes de futsal e handebol; já no masculino, com os times de basquetebol e futsal.

Os alunos-atletas do futsal garantiram a classificação para a próxima etapa ao superar o Amapá pelo placar de 2 a 0, no Ginásio de Esportes Lar Anália Franco. Com o triunfo, os jogadores do Centro Educacional Fé e Alegria (Cefya) Frei Antônio, de Tocantínia, unidade conveniada com a rede estadual de ensino, ficaram em primeiro no grupo que ainda contava com Rondônia e Mato Grosso do Sul.

Para o capitão da equipe, Waikanosen Wayrama Xerente, a vaga na semifinal já é uma grande conquista, mas o time não quer parar por aí. “Lá no estadual (final do Jets), a gente já tinha conversado e dito que a meta era chegar entre os quatro melhores. Mas agora a gente viu que pode mais e o time está focado na conquista de uma medalha. Já alcançamos um grande feito e queremos conquistar outro maior”, ressaltou o camisa 5 que marcou os dois gols do time que, exceto por dois alunos-atletas, é todo composto por indígenas da etnia Xerente.

Um dos destaques do time, Wanderson Gomes Lima Xerente, frisou que o momento é de se manter concentrado para que o novo objetivo seja alcançado. “Temos que seguir em frente e acreditando na vitória, na medalha. Não podemos relaxar agora, só porque já fomos longe; a cada jogo estamos melhores e vamos buscar um pódio”, afirmou.

O confronto da semifinal dos tocantinenses será contra o time de Piauí, às 15h30 desta sexta-feira, 12, também no Ginásio de Esportes Lar Anália Franco.

O outro time masculino classificado para a semifinal foi o basquetebol do Colégio São Geraldo, de Paraíso. Os alunos-atletas da equipe fizeram um jogo duríssimo contra Alagoas, finalizando a partida em 32 a 31. Para conquistar o direito de disputar o ouro nos Jogos Escolares da Juventude na categoria 12 a 14 anos, os tocantinenses terão de passar pelo time da Bahia, na quadra do Londrina Country Club, às 14 horas.

Semifinais femininas

A classificação para a semifinal das meninas do futsal foi mais complicada e veio na disputa por pênaltis. Após estar vencendo o Amapá por 1 a 0 até os últimos segundos do jogo, as atletas da Escola Estadual Adá de Assis Teixeira, de Goiatins, cederam à pressão das adversárias, que empataram a partida. Na disputa de penalidades máximas, as tocantinenses foram mais efetivas e garantiram a vitória pelo placar de 5 a 4, assegurando a vaga na semifinal da competição. O jogo contra o time da Bahia, realizado nesta sexta-feira, 12, às 8h30, na quadra da Universidade Estadual de Londrina (UEL), vale vaga na final dos jogos.

Sem grandes sustos, as jogadoras de handebol do Cefya passaram para a semifinal ao também derrotar o Amapá, mas pelo elástico placar de 24 a 5. Com a vitória, elas disputam a vaga para a final contra o Ceará, às 8h30 desta sexta-feira, 12, na quadra montada no Centro de Convivência dos Jogos. (Ascom Seduc)