Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito Carlos Amastha participa nesta segunda-feira, 15, da apresentação do Plano de Ação João Pessoa Sustentável, que acontece em João Pessoa (PB), às 15 horas. A cidade é a primeira a integrar, oficialmente a Plataforma Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), programa em parceria com a Caixa Econômica Federal que promove a sustentabilidade financeira e ambiental e que pretende alcançar 50 cidades da América Latina e do Caribe até 2015.

Além de João Pessoa, as cidade de Palmas (TO), Goiânia (GO), Florianópolis (SC) e Vitória (ES) serão as próximas a serem contempladas com um plano de ação nos mesmos moldes do que será apresentado em João Pessoa.

O Plano de Ação é o diagnóstico que mostra exatamente onde o poder público precisa investir para que a cidade cresça de forma sustentável.  O Plano de Ação João Pessoa Sustentável indica os problemas e apresenta as soluções para o seu enfrentamento em áreas como Desigualdade Urbana, Uso do Solo e Ordenamento Territorial; Competitividade da Economia e Emprego; Gestão Pública Moderna; Segurança; Mitigação da Mudança Climática.

Capital Sustentável

Desde outubro de 2012, o prefeito buscava o apoio do BID para inclusão de Palmas no programa. “Com certeza esta parceria nos levará a um novo patamar de desenvolvimento. Palmas será vitrine para demais cidades grandes que enfrentam grandes problemas e hoje nos planejamos para que eles possam ser evitados”, destaca Amastha.

Em abril deste ano, a Prefeitura de Palmas realizou o Seminário de Diagnóstico das Cidades Emergentes Sustentáveis (ICES), que discutiu pontos importantes como serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos domésticos, coleta e destinação de resíduos sólidos, entre outros.

Já em julho deste ano, representantes da L&H Corporation, Jung Jae Ho - empresa coreana, especializada em planejamento urbano - integrantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), estiveram em reunião de trabalho do projeto Iniciativa Cidades Sustentáveis (ICES), em Palmas, com o prefeito Amastha.

Para o prefeito Carlos Amastha, a Capital está passando hoje por um processo que ficará marcado na sua história, que segundo ele afirma será o pontapé do desenvolvimento local. (Secom Palmas)