Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Sonora Brasil, projeto de formação de ouvintes musicais, traz ao Tocantins nesta semana o Quarteto Belmonte, do Rio de Janeiro. Os cariocas se apresentam em Gurupi no dia 18 de setembro, no auditório do Centro de Atividades, e na capital no dia 19 de setembro, no Teatro Sesc Palmas. Em ambas cidades, os concertos serão às 20h.

O grupo representa a formação clássica mais utilizada por compositores desde o século 18, o quarteto de cordas, e foi formado especialmente para o projeto a partir da identificação de músicos com larga experiência como concertistas em orquestras e conjuntos de câmara que atuam na cidade do Rio de janeiro.

O Quarteto é formado por Márcio Sanchez (violino), integrante da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; Ubiratã Rodrigues (violino), integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira – Ópera & Repertório; Dhyan Toffolo (viola), integrante da Orquestra Petrobras Sinfônica; e Janaína Salles (violoncelo), integrante da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF (RJ), todos com histórico de experiências internacionais de formação e no campo artístico.

Edino Krieger

Os concertos fazem parte da programação do projeto Sonora Brasil que, desenvolve ações identificadas com a história da música do país. Nesta etapa do projeto o tema é: Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. A temática traz à tona a força do compositor, crítico e produtor musical, criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. Os programas apresentam, além da música de Edino, obras de compositores diversos que foram apresentadas nas Bienais, como Ricardo Tacuchian, Tim Rescala, Almeida Prado, Ronaldo Miranda e Marisa Rezende, dentre outros.

Apresentações

Em Gurupi, o concerto será no auditório do Centro de Atividades nesta quinta-feira, 18 de setembro, às 20h, com entrada gratuita. Já na capital, a apresentação será no Teatro Sesc Palmas, também às 20h, no dia 19 de setembro. Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria a partir das 19h e custam entre R$ 3 e R$ 6.