Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Militares do Corpo de Bombeiros visitaram, entre os dias 10 a 15 de setembro, 25 Unidades de Saúde da Família (USF) e três hospitais de Palmas em campanha que visa orientar gestantes sobre a importância da doação de leite para a manutenção do estoque do banco de leite humano.

A ação buscou orientar e entregar folders à mulheres que realizam pré-natal nas unidades de saúde da capital. “Ser doadora beneficia também a mãe e o seu bebê, pois com a retirada do leite ela acaba estimulando a produção de mais leite, garantindo que o seu bebê tenha alimento suficiente durante todo o período recomendado de amamentação”, explica a 3° sargento Faustine Jordana, integrante do projeto. As mães que ajudam o banco de leite recebem suporte de uma pediatra e de uma nutricionista para garantir o crescimento saudável de seus bebês.

O Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade Dona Regina conta hoje com 171 doadoras e atende cerca 21 bebês em tratamento. Embora o abastecimento do banco de leite seja considerado regular a necessidade é constate de novas doadoras. O leite materno é indispensável para o crescimento saudável do bebê.

Parceria

Os bombeiros são parceiros do banco de leite, por meio do projeto Bombeiro Amigo do Peito, há 11 anos. Os militares visitam as doadoras dando orientações sobre a ordenha e armazenamento do leite além de recolher o leite doado. Atualmente são realizadas mais de 12 visitas diárias à doadoras. (Ascom Bombeiros)