Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Entre segunda (22 de setembro) e quarta (24), a Embrapa Pesca e Aquicultura promoverá o segundo módulo de capacitação continuada em cultivo de tambaqui em tanque-rede. A atividade, que é parte do Projeto Peixe Mais, também trabalha com o sistema de cultivo em viveiro escavado.

"É muito estimulante ver o envolvimento dos técnicos com os tópicos do curso, mesmo sendo um assunto que ainda não faz parte da realidade de muitos. Eles demonstram um interesse enorme em se capacitar, tirar dúvidas e buscar informações junto aos órgãos que estão envolvidos na capacitação", conta Hellen Kato, pesquisadora da Embrapa e coordenadora técnica da capacitação.

Sobre o conteúdo deste segundo módulo, ela explica que "os técnicos entrarão nos assuntos mais práticos e estarão envolvidos com a produção em tanque-rede de fato. Assim, esperamos que esse módulo seja motivo de mais questionamento e troca de experiências. Teremos nesta fase a colaboração do Ruraltins, através dos técnicos Thiago Tardivo e Humberto Tessari, que devem enriquecer bastante o módulo devido à vasta experiência de campo, em combinação com a equipe da Embrapa".

Prática

No último dia da capacitação (24), as atividades estão programadas para o Centro Agrotecnológico de Palmas – Agrotins. Nele, de acordo com Hellen, "os técnicos verão na prática boa parte dos assuntos abordados ao longo do módulo. Verão um tanque-rede, sua estrutura e estruturas de ancoragem, como colocar o tanque na água, como fixar esse tanque (nós, poitas, âncoras) e como povoá-lo com alevinos. O objetivo é levar para a água os conhecimentos adquiridos em sala, já que a vivência de campo é muito mais didática do que fotos ou textos. Serão demonstrados desde os nós necessários para a instalação até o tanque em si, dentro da água". (Ascom Embrapa)