Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Valério Zelaya

Na manhã desta sexta-feira, 19, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha, reuniu-se com o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Márcio da Silveira, e demais membros da comissão de saúde da instituição para debater projetos a serem implantados na Capital, que é o Hospital Universitário de Palmas, e também uma parceria de extensão de projetos de extensão universitária para o setor Taquari em parceria com a Prefeitura de Palmas.

 

Durante o encontro os membros da comissão de saúde apresentaram o projeto do Hospital Universitário de Palmas ao chefe do executivo, que de pronto se colocou à disposição para colaborar para acelerar o andamento do processo burocrático. “Este projeto é inovador, vai servir de modelo para o Brasil, além de claro, servir a nossa comunidade”, disse assessor de Desenvolvimento Institucional, Neilton Oliveira.

 

Outro ponto discutido pelos presentes foi a implantação de projetos de extensão universitários voltados para a comunidade, tais como, cursinhos pré-vestibulares, escritórios modelo, mini-cursos de teatro, artes, projetos da Universidade da Maturidade, dentre outras. A viabilização desta parceria a princípio ficaria entre Prefeitura realizar todo apoio logístico e estrutural, e UFT, com apoio intelectual e expertise universitária, como informou o reitor Márcio da Silveira.

 

Para Silveira, o Hospital Universitário (HU) contribuirá para a consolidação da universidade de um modo geral. "A construção do hospital, será um marco para universidade e para Palmas, e também para o Tocantins, vamos poder oferecer melhor formação aos nossos estudantes, além de também, exercer nossa função social”, afirmou.

 

O prefeito Carlos Amastha após conhecer se dispôs a colaborar para o bom andamento do processo burocrático do HU, lembrando da importância que este tem para o município. “Investir em saúde e educação ao mesmo tempo, que além de tudo irá atender a nossa comunidade, é sem dúvida o caminho certo que temos que percorrer, contem sempre comigo”, disse o gestor.

 

Hospital Universitário

A estrutura terá mais de 30 mil metros quadrados, 16 salas de cirurgia, 40 ambulatórios de especialidades e 345 leitos, sendo 70 leitos de UTI, e um centro de diagnóstico por imagem. A doação da área para a construção do hospital foi autorizada pelo Governo do Estado através da Lei 2.657/12 e o decreto 4.899 publicado em 30 de setembro do ano passado. O valor estimado do hospital universitário é na casa de R$ 70 milhões.

 

O hospital universitário tem o objetivo de proporcionar condições adequadas para o pleno funcionamento dos cursos na área de saúde, atendendo os estudantes de Enfermagem, Medicina, Nutrição, até mesmo Administração e outras afins, capacitando-os e com vias de atendimento à comunidade local