Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Juliano Ribeiro

Começou nesta quinta-feira, 25, em Palmas, a fase estadual final dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), nas modalidades coletivas, categoria 15 a 17 anos. Mais de 600 alunos atletas de escolas públicas e particulares do estado disputam, até o próximo sábado, 27, o título estadual no vôlei, basquete, handebol e futsal masculino e feminino. Ao todo, serão mais de 90 partidas nesta etapa dos Jets.

Os confrontos entre as 60 equipes competidoras tiveram início pela manhã de hoje. As partidas são realizadas de forma simultânea, na Escola Municipal Daniel Batista, Colégio Estadual São José, Colégio da Polícia Militar e Colégio Batista.

Estreando na fase estadual dos Jogos, o time de basquete do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, de Gurupi, já fez a primeira partida da etapa. Para os jogadores, ter chegado à final é motivo de alegria. “É nossa primeira participação, nosso time é o primeiro, de basquete, da escola, estamos muito felizes. Estar na fase estadual já é uma vitória para nós, vamos jogar com raça para, quem sabe, chegar à final”, disse o aluno-atleta Kaio Rodrigues Oliveira.

Já o time de futsal feminino do Centro de Ensino Médio de Taquaralto, de Palmas, sabe bem como é disputar a final do Jets. Em 2013 o grupo foi campeão estadual e participou dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). Este ano o objetivo é chegar ao pódio na competição nacional. “Voltaremos de João Pessoa com medalha, de preferência de ouro”, enfatizou a pivô Kamilla Costa.

A etapa estadual reúne os campeões regionais dos Jogos e as disputas seguem até a tarde de sábado, 27. “Estamos contando com a participação, em massa, das equipes do interior. Os jogos estão acontecendo como o programado, é mais uma fase estadual, esperamos que tudo corra bem até conhecermos nossos campeões, que irão representar o Tocantins nos Jogos Escolares da Juventude”, ressaltou o coordenador de Desporto Educacional da Seduc, Carlos Ricardo dos Santos.

A fase nacional dos Jogos será realizada de  6 a 15 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba.