Saúde

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, reinaugura nesta terça-feira, 30, três unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), inteirando quatro entregues em menos de um mês. Serão entregues o CRAS do Aureny III às 15 horas, o CRAS do Morada do Sol às 16 horas e o CRAS do setor Santa Bárbara às 17 horas.

Os CRAS que funcionam como porta de entrada da Rede de Proteção Social Básica, disponibilizarão de um amplo espaço, dotados com várias salas, com instalações apropriadas para levar vários cursos profissionalizantes ofertados pelo Pronatec, além de segurança e atendimento a todas as demandas.

As instalações que atenderão as comunidades locais contam com: a ampliação de salas para o usuário e associação; sala de atendimento ao usuário; departamento esportivo; miniauditório com capacidade para 90 pessoas; cozinha e banheiros destinados aos funcionários e usuários. Toda estrutura atenderá as famílias de forma mais humanizada, dando ainda mais conforto à comunidade.

As novas unidades contam com equipe multiprofissional, incluindo assistentes sociais e psicólogos para informação, orientação e acompanhamento às famílias que buscam inclusão nos programas sociais do Governo Federal. 

Atribuições

Entre as diversas atividades desenvolvidas pelas unidades do município, estão: visitas domiciliares; acompanhamento familiar; campanhas socioeducativas; inclusão no Cadastro Único (CadÚnico) para programas do Governo Federal; reuniões e palestras voltadas às comunidades. Além disso, os centros prestam serviços destinados aos programas Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada de Assistência Social (BPC), Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o ProJovem. 

O CRAS faz parte da Proteção Social Básica e tem como objetivo de prevenir situações de risco fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, tendo como público a população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza e fragilização de vínculos afetivos. O CRAS configura-se como a porta de entrada dos serviços da Assistência Social facilitando o deslocamento do usuário à procura dos atendimentos socioassistenciais.

Algumas ações da proteção social básica devem ser desenvolvidas necessariamente nos CRAS, como o Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF) outras, mesmo ocorrendo na área de abrangência desses centros, podem ser desenvolvidas fora de seu espaço físico, desde que a ele referenciadas.