Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, (02), na 9ª Zona Eleitoral (ZE) de Tocantinópolis, a Cerimônia de Carga e Lacração das Urnas para as Eleições de 2014. O evento é uma audiência de acompanhamento dos procedimentos da geração das mídias (pen drive) a serem utilizadas nas urnas eletrônicas que serão instaladas nas Seções Eleitorais da 9ª ZE, composta pelos municípios de Aguiarnópolis, Angico, Cachoeirinha, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins e Tocantinópolis.

Durante a cerimônia, os técnicos e servidores do Cartório Eleitoral inseriram os dados dos candidatos nas urnas eletrônicas preparando, inclusive as Mesas Receptoras de Votos das Seções Eleitorais, como também as urnas eletrônicas sobressalentes (contingência).

Após a inserção dos dados oficiais, foi realizado sorteio de pelo menos uma das urnas para ser auditada, ação em que se verifica a regularidade do processo conforme determinação. Ao final do processo todas as unas foram lacradas e guardadas para posterior envio aos locais de votação para a montagem das Seções Eleitorais, que ocorrerão a partir do próximo sábado (04).

A Cerimônia de Geração de Mídias é o momento em que o Cartório Eleitoral transfere os dados de município, zona, seção e seus respectivos eleitores, bem como os de todos os candidatos, inclusive suas fotos, para um ou mais flash card (FC) de Carga – dispositivo que funciona como um disco rígido da urna eletrônica, fazendo, portanto, a urna funcionar e nele são gravados os votos de cada um dos eleitores sem identifica-los.

A importância dessas audiências públicas está na transparência de cada uma das etapas do processo eleitoral, quando é dada a oportunidade à sociedade de fiscalizar todos os trabalhos das eleições, a começar da preparação dos sistemas, no TSE, até a apuração dos votos pelas Juntas Eleitorais em cada uma das Zonas Eleitorais existentes no País, bem como pela pelas Mesas Receptoras de Votos do exterior.

Esteve presente na cerimônia o juiz Eleitoral Arióstenis Guimarães Vieira, o Promotor Eleitoral, Eurico Puppio, o chefe do Cartório Eleitoral, Elias Mesquita Lopes, o presidente da OAB de Tocantinópolis, Renato Jácomo, o servidor do TRE, Francisco Moura, o assessor de Comunicação da Prefeitura de Tocantinópolis, Dirceu Leno e técnicos de urnas que trabalham no processo eleitoral de 2014. (Ascom Tocantinópolis)