Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Irene Alves

Vivenciar a arte como forma de expressão e conhecimento. Esse é o nome do projeto da Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos, que foi selecionado para ser apresentado no V Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic) e V Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), eventos que acontecerão, simultaneamente, entre os dias 08 e 12 de dezembro deste ano, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN). De um total de 6.864 projetos inscritos, apenas 155 foram selecionados. O evento tem como objetivo promover a exposição e o diálogo entre trabalhos que contemplem a relação entre pesquisa e ensino.

Os projetos foram desenvolvidos pelos professores Wanderson Pinheiro, Marlene Soares, Cristiane Carla Gonçalves, Albania Celi e Atlas Ponce. Os cinco professores representarão a escola no encontro nacional.

Segundo a professora Marlene Soares, o projeto Vivenciar a Arte como Forma de Expressão e Conhecimento é o resultado de uma readaptação do projeto Minha escola tá na Copa, que foi desenvolvido com alunos do 3º ao 9º ano, durante o período dos jogos da Copa do Mundo. “Durante a Copa os alunos confeccionaram as bandeiras de todos os países que participaram dos jogos e estudaram a cultura de cada um deles. Posteriormente readaptamos o projeto e apresentamos em um seminário promovido pela UFT, em Natividade”, explicou. Marlene disse ainda que a nova versão do projeto foi desenvolvida com idosos de Natividade, que pintaram telas com reprodução das obras do pintor e escultor Romero Britto.

Para o diretor da escola, Francisco Oliveira Filho, representar a escola em um encontro nacional é uma satisfação para a escola. “Quando a gente idealizou e norteou o projeto, não pensávamos que iria ter a dimensão que teve. Estamos honrados e felizes em poder mostrar os trabalhos que estamos realizando”, disse, acrescentando que o projeto contagiou a escola e incentivou a busca da arte e cultura.

Todos os projetos selecionados receberão um certificado de participação do encontro e alguns poderão ser publicados no livro do Pibid 2014. (Secom Palmas)