Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Ascom GMP

Na manhã desta terça-feira, 07, a equipe Ambiental da Guarda Metropolitana recebeu na sede da instituição, a médica Veterinária do Naturatins, Graziela Alves Pacheco, que examinou o tamanduá bandeira resgatado pela GMP em uma cisterna à margem do Lago de Palmas, na segunda-feira, 06. O tamanduá bandeira que compõe a lista dos animais silvestres com risco de extinção foi encontrado visivelmente debilitado e aparentando perda de peso.

De acordo com a avaliação da veterinária, o animal não tem condições de ser devolvido ao meio ambiente no momento, por apresentar características como perda de peso, diminuição do instinto de auto defesa, dentre outros traços que caracterizam alto nível de debilidade.

O tamanduá foi imediatamente encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) localizado em Araguaína (TO) onde será acompanhado por biólogo e veterinário com experiência no tratamento do espécime, os quais realizarão coleta e exame de sangue e procederão com os devidos cuidados, fornecendo alimentação natural.

“Em princípio ele deverá ser alimentado com cupim durante o tratamento, caso seja necessário tratamento mais prolongado será disponibilizada uma fórmula composta por 11 ingredientes e só após a total recuperação o bicho será devolvido ao seu habitat”, informou a veterinária. (Secom Palmas)