Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) estará presente na programação de aniversário de dez anos da Faculdade de Agronomia de Guaraí (FAG), que acontecerá na quarta-feira, dia 08, às 19 horas. O evento será realizado no Campus, que fica localizado na Avenida JK, no Setor Universitário, em Guaraí-TO, município localizado a 173 km de Palmas. A Seagro participará com palestra sobre Fruticultura, que será apresentada pelo engenheiro agrônomo e diretor de Fomento à Agropecuária, José Américo Vasconcelos.

A apresentação irá mostrar a realidade no cultivo de frutas no Tocantins com dados de área plantada, produtividade, regiões de maior plantio e a evolução da produção. “Pretendemos mostrar ao público participante que a fruticultura no Tocantins tem gerado emprego e renda com as suas variedades, além de fazer um comparativo com o plantio de grãos”, informou Vasconcelos.

Dados

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/TO) – 1ª safra, realizado no mês de setembro, dentre os principais produtos cultivados no Tocantins, algumas variedades da fruticultura são relacionadas. O abacaxi está entre um dos frutos mais produzidos no Tocantins. A previsão para o ano civil de 2014 no Tocantins segundo o LSPA é a produção de mais de 15 mil toneladas de abacaxi irrigado e sequeiro colhidos numa área de 772 hectares com expectativa de aproximadamente 20 mil kg de frutos por hectare. Outro fruto apresentado no Levantamento é a banana com estimativa de produção de 26.695 toneladas com colheita numa área de mais de três mil hectares e rendimento de 8.308 por hectare plantado.

O LSPA é realizado mensalmente pelas Comissões Municipais ou Regionais existentes no Estado, compostas por técnicos do IBGE e de representantes de órgãos ligados ao Desenvolvimento Rural nos municípios. (Ascom/Seagro)