Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Ascom Seagro

Foto: Ascom Seagro

Mais de 80 famílias de agricultores receberão na próxima semana insumos e kits de instrumentos para o trabalho no campo. Na segunda-feira, dia 13, será a vez dos produtores da Associação Dona Lourdes de Miranorte, no município de Dois Irmãos, e na quarta-feira, dia 15, da Associação Campina Verde, de Divinópolis.

De acordo com a Diretoria de Fomento a Agricultura Familiar, em Dois Irmãos, serão entregues 37 matrizes leiteiras e dois reprodutores, além de kit de ferramentas para a agricultura, insumos (calcário, adubo de plantio e cobertura) e mudas de mandioca para o plantio em dois hectares. Os produtores também poderão participar de palestra sobre o manejo de rebanho leiteiro, ministrada pelo extensionista rural Paulo Sérgio da Rocha, da Seagro. “A capacitação vai abordar vários aspectos da produção leiteira, como a diferença entre raças, estágio de lactação, herança genética, manejo reprodutivo, intervalo entre partos, instalação e cuidados na ordenha, entre outros fatores”, explicou Rocha.

Já a Associação Campina Verde, no município de Divinópolis, que conta com 45 famílias, irá receber kit de insumos contendo calcário e adubo de plantio e cobertura, além de sementes de arroz, milho e feijão, para o plantio de um hectare.

Beneficiados

Os animais, equipamentos e insumos são adquiridos com recursos destinados a produtores do Plano Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), da linha de Combate à Pobreza Rural (CPR). O objetivo é estimular a fixação do trabalhador na zona rural. No Tocantins, o SIC é executado pela Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), através da Coordenadoria do Crédito Fundiário, da Diretoria de Fomento à Agricultura Familiar (Difaf). Em agosto deste ano, agricultores familiares dos municípios de Cristalândia e Divinópolis também foram beneficiados com os recursos do SIC. (Ascom Seagro)