Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Jakeline Monteiro

“Hoje é um dia muito feliz”. Assim, Dona Francisca Aparecida Belo, presidente da Associação de Produtores Dona Lourdes de Miranorte, resumiu a última segunda-feira, 13, quando a comunidade recebeu vários benefícios do Subprojeto de Investimento Comunitário (SIC), entregues por técnicos da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro). A associação, localizada no município de Dois Irmãos, recebeu 37 vacas com prenhez confirmada, uma para cada família cadastrada, além de dois reprodutores, além de kits com 11 tipos de ferramentas para a agricultura e insumos, como calcário e adubo para o plantio e cobertura.

Outro motivo de alegria para os pequenos produtores foi a chegada da caixa d’água, com capacidade de armazenamento de 30 mil litros. A caixa será abastecida por um poço tubular profundo para melhorar as condições de produção da comunidade. “Agora com a caixa d’água vou produzir abacaxi e hortaliças”, comemorou o pequeno produtor Edson Gomes Mendes.

“Isso tudo vai facilitar a nossa vida. Agora vai ficar mais fácil produzir aqui”, declarou satisfeita Dona Francisca.

E para lidar melhor com manejo do rebanho leiteiro, foi realizada uma capacitação, ministrada pelo técnico da Seagro, Paulo Sérgio da Rocha. Na ocasião, foi destacada a importância do local de ordenha oferecer conforto para o animal e segurança para o ordenhador. Além disso, outro assunto abordado foi quanto à higienização da vaca, que deve ser eficiente evitando a mastite, doença que pode encerrar a produção de leite de um animal. “Estas atitudes são muito importantes para se garantir o bom manejo do rebanho”, explicou o técnico.

Recursos

Os investimentos do SIC, como animais, equipamentos e insumos são adquiridos com recursos destinados a produtores do Plano Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), da linha de Combate à Pobreza Rural (CPR). No Tocantins, o SIC é desenvolvido pela Diretoria de Fomento à Agricultura Familiar e o objetivo é estimular a fixação do trabalhador na zona rural. “Estes benefícios são de crédito não reembolsável, ou seja, os produtores não vão pagar por isso no futuro”, explica o coordenador de Crédito Fundiário da Seagro, José das Crianças.

Os próximos beneficiados serão os agricultores da Associação Campina Verde, no município de Divinópolis, que conta com 45 famílias. A entrega será realizada na quarta-feira, dia 15, quando os produtores receberão kits de insumos contendo calcário e adubo de plantio e cobertura, além de sementes de arroz, milho e feijão para o plantio de um hectare. (Ascom/Seagro)