Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de incentivar a prática de esportes equestres, além de contribuir para o desenvolvimento do mercado de equinos no Tocantins, a Associação Tocantinense dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ATQM) realizará neste sábado, dia 11, a 3ª etapa do Campeonato Estadual de Três Tambores. A prova será iniciada às 15h, no Haras Rancho Diamante em Palmas e deve contar com a participação de competidores de Palmas, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Guaraí.

Cavaleiros e amazonas de várias idades disputam pelas melhores pontuações, que são acumuladas durante as etapas do Campeonato Estadual e ainda lutam pelas primeiras colocações, que garantem troféus e premiação em dinheiro para praticamente todas as categorias. A ATQM prepara além desta etapa, a última prova, prevista para o mês de novembro, que deve ser encerrada com confraternização.

O presidente da ATQM, André Gaipo ressaltou que a Associação tem se esforçado juntamente com parceiros, para a realização de cada etapa e que a ideia é trazer cada vez mais interessados para as diversas modalidades equestres. “O público gosta de assistir a prova dos três tambores, assim como várias outras modalidades e a cada evento, contamos com mais interessados no meio, o que de fato, favorece o crescimento e reconhecimento não só do esporte, como também dos atletas e treinadores do Tocantins, contribuindo ainda para o desenvolvimento do comércio de equinos no Estado”, conclui Gaipo.

A Associação se preocupa com todos os cuidados relacionados aos cavalos atletas, pensando nisso, a competição será como as demais, monitorada por um juiz de prova que avalia as exigências, de acordo com os critérios estabelecidos pela ATQM, com base no regulamento da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Quarto de Milha (ABQM). O Regulamento Oficial estará com a equipe de organização do evento, disponível para consulta.

Estrutura

A equipe da ATQM está preparando a pista do Haras Rancho Diamante, pensando em favorecer a corrida e aderência dos animais de competição que podem ter um desempenho ainda melhor, durante o percurso. A entrada é gratuita e no local, os visitantes terão área coberta com boa estrutura para assistir a competição, além do acesso ao bar com venda de alimentos diversos.

Três Tambores

Em uma pista própria para a realização da prova, o conjunto formado por cavalo e cavaleiro, deve contornar em alta velocidade, três tambores distribuídos em forma triangular na pista de areia. A saída e o retorno do cavalo são marcados por uma fotocélula que registra o tempo do conjunto, sendo o menor tempo, o campeão da prova.

Cada tambor derrubado durante o percurso penaliza o competidor em 5 segundos, no tempo final marcado pela barreira de lazer. Além disso, as provas de Três Tambores são monitoradas por um juiz, que avalia o cumprimento das regras dentro da pista e ainda preza pelos cuidados com os animais, garantindo punição para qualquer tipo de maus tratos. Para mais informações acesse o site da ATQM, www.atqm.com.br ou entre em contato através do telefone abaixo.