Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Crianças de uma escola pública da Ilha de Marajó, no Estado do Pará - onde estão os mais baixos índices de desenvolvimento humano do País - serão beneficiadas com livros literários e didáticos, material de papelaria, eletroeletrônicos, entre outros bens, por meio de uma ação realizada pelo programa CQC, da TV Bandeirantes. A equipe do programa percorre diversas capitais arrecadando donativos para equipar a unidade escolar e, nesta terça-feira, 14, estará em Palmas.

Empenhado em fortalecer a arrecadação e contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos moradores da Ilha do Marajó, o governo do Tocantins, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins (CBMTO), disponibilizou um caminhão, que será usado para garantir a segurança dos participantes da ação.

Segundo o major José Filho, diretor de Planejamento Ensino e Pesquisa do Corpo de Bombeiros do Tocantins, é uma preocupação da instituição buscar sempre estar integrada a ações de solidariedade. “Vamos disponibilizar um caminhão que poderá ser usado em eventuais necessidades durante a arrecadação, no intuito de garantir a segurança dos participantes. Também queremos levar a credibilidade o Corpo de Bombeiros para o projeto”, disse.

A equipe do programa vai percorrer a cidade e os interessados em colaborar com a causa devem doar livros literários e didáticos, material de papelaria, eletroeletrônicos, roupas para crianças de 7 a 13 anos, entre outros donativos que possam beneficiar as crianças da escola. No período da tarde a ação se concentrará na Praça dos Girassóis onde, a partir das 13 horas, serão recebidas doações. Vale lembrar que apenas produtos não perecíveis devem ser doados.

"Cadeia de Favores"

O quadro “Cadeia de Favores”, do CQC, está em sua terceira edição e busca o engajamento de anônimos, artistas, empresários e celebridades em causas sociais, com o objetivo de ampliar a perspectiva de crianças e jovens de comunidades ribeirinhas equipando uma instituição de ensino público com computadores, livros, fornecimento de energia sustentável e outros recursos.

O caminhão que vai receber os donativos saiu de São Paulo no sábado, 11, com destino ao Pará e, ao longo do trajeto, faz paradas em algumas capitais para receber as doações.  Em 2008, tudo que foi arrecado pelo quadro “Cadeia de Favores” foi destinado para uma escola pública de Itu (SP) e em 2009 foi para a Associação Cultural “Bloco do Beco” (SP).

Meta 

Através do quadro, o programa pretende adquirir  33 painéis solares, 20 computadores, 2500 livros e R$ 45 mil  para construção de uma sala de informática. Para isso, a equipe contou com o apoio dos artistas como Maurício de Souza (criador da Turma da Mônica), Vik Muniz (artista plástico) e Os Gêmeos (grafiteiros), que doaram obras para um leilão beneficente. Além de terem realizado mutirões em diversas cidades. (ATN)

Tags: CQC, José Filho