Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Valério Zelaya

Iniciaram as atividades na manhã desta segunda-feira, 13, a II Semana do Empreendedor Individual “Meu Sonho, Meu Negócio”, que acontece  na sede do CRAS da  407 Norte Alameda 01 lote 17, e vai até o dia 17 de outubro de 2014, no horário integral das 8 às 18 horas.

Segundo a gestora da pasta, Cleide Brandão, o principal objetivo dessa semana é incentivar a formalização e regularização do empreendedor individual. “Nosso papel será de orientá-los a deixarem a informalidade, formalizando seu negócio e emitindo os alvarás necessários para seu funcionamento de forma rápida. Serão disponibilizadas oportunidades para o crescimento individual e empresarial dos empreendedores”, enfatizou Cleide.

Outro ponto defendido pela secretária é a importância destes pequenos empreendedores na economia local. “Queremos orientar aqueles micro e pequenos empresários que trabalham por conta própria, mas que não possuem nenhum benefício fiscal, e nenhuma garantia futura, ressaltando sempre que eles são de grande importância para a economia local, e para a geração de empregos, lembrando que eles estando aptos poderão atender até ao poder público”, ressaltou a secretária.

Para o analista técnico do Sebrae, Thiago Milhomem, esta parceria com a Prefeitura é uma das melhores possibilidades de ampliar os serviços, bem como desburocratizar o processo de formalização ao pequeno e microempreendedor. “O Sebrae e a Prefeitura trabalham com o mesmo objetivo, e às vezes perdemos tempo fazendo eventos distintos, com esta parceria com a Prefeitura de Palmas, nós trabalhamos em conjunto, e isso traz mais agilidade para os pequenos e microempreendedores”, afirmou o técnico.

Para Edivar de Deus, morador da 307 Norte, que há mais de um ano possui um bar e espetinho, mas trabalha na informalidade, disse que o evento é uma iniciativa muito importante para ele, e para os demais comerciantes informais da sua região, pois muitos até possuem vontade de trabalhar na formalidade, mas o processo burocrático inviabiliza. “Durante esta semana vou poder fazer todo meu processo aqui mesmo, é muito bom ter aqui todos os serviços aqui mesmo, pois aqui temos todas as secretarias juntas com todas as informações, até vou poder fazer consulta para financiamento”, adiantou o microempreendedor.

Na oportunidade, a Vigilância Sanitária estará dando suporte nas palestras e nas vistorias para melhor andamento dos processos, o Banco do Povo oferecerá linhas de créditos com o intuito de alavancar os negócios dos empreendedores, e ao mesmo tempo o Sine Palmas oferecerá orientações sobre vagas de empregos.

A feira é uma realização da Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), e conta com apoio do Sebrae Tocantins; Banco do Povo,  Vigilância Sanitária Municipal, Sine Municipal, Secretaria Municipal de Finanças e CRAS da 407 Norte.

Além dos atendimentos, o evento contará com palestras que são obrigatórias para a formalização dos micro e pequenos empreendedores, que são: Palestra de Formalização, Boas Práticas na Manipulação de Alimentos e Estética e Salão de Beleza.

Programação das Palestras:

Terça-feira, 14

8h30 - Estética e Salão de Beleza

Quarta-feira, 15

9h30 – Formalização

Quinta-feira, 16

8h30 - Boas Práticas na Manipulação (Secom Palmas)