Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o tema “Agricultura Sustentável”, acontece nesta quarta-feira, dia 15, o I Workshop do Agronegócio – Agroif, no auditório central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTO), Campus de Palmas. A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) participa do evento, com palestra sobre “Ações de fomento ao agronegócio no Tocantins”, que será ministrada pelo engenheiro agrônomo da Seagro Corombert Leão de Oliveira, a partir das 11h30.

“O manejo integrado que diminui a incidência de pragas, o Plano ABC que trata da mitigação de gases que causam o efeito estufa, atividades como a silvicultura para a produção de madeiras e látex e o incentivo à pesquisa com a democratização dos resultados obtidos pelas instituições, são alguns dos pontos destacados na palestra”, explica o engenheiro agrônomo.

A abertura oficial do evento, que contará com a presença de representantes das várias instituições envolvidas, como IFTO, Seagro, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), acontece às 8h40, após o período de inscrição e credenciamento, que será efetuado a partir das 8 horas.

O workshop é destinado a produtores rurais, profissionais, instituições de pesquisa e formação tecnológica, associações, estudantes, fabricantes de equipamentos e insumos e representantes do governo. As inscrições podem ser feitas presencialmente ou on-line, através do site palmas.ifto.edu.br.

Programação

I Workshop de Agronegócio – Agroif

8h às 8h40 – Inscrição e credenciamento

8h40 às 9h – Abertura (membros da mesa e convidados: direção geral, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da IFTO, representantes da Seagro, Sebrae, Sedecti e organizadores do evento)

9h às 10h – Palestra “Desafios e perspectivas da agricultura sustentável” (professor Dr. Thiago Libório Romanelli – ESALQ USP – Departamento de Engenharia de Biossistemas)

10h às 11h – Palestra “Sistema lavoura pecuária” (pesquisador Dr. Lourival Vilela – Embrapa Cerrados – DF)

11h às 11h30 – “Ações de fomento ao agronegócio do Tocantins” (Banco do Brasil)

11:30 às 12:00 – “Ações de fomento ao agronegócio do Tocantins” (Engenheiro agrônomo Corombert Leão - Seagro)

14 às 15h – Mostra científica e tecnológica do agronegócio e do meio ambiente (exposição de trabalhos científicos, produtos e serviços de empresas do agronegócio de Palmas)

15 às 16h – Palestra “As ferramentas de gestão na empresa rural” (João Doraci Roverssi Júnior – consultor do Sebrae Tocantins)

16 às 16h30 – Intervalo

16h30 às 17h30 – Palestra “Agricultura conservacionista como alternativa para os processos físicos de degradação do solo” (professor Dr. Cezar Francisco Araújo Júnior – Instituto Agronômico do Paraná)

17h30 às 18h – “Importância da logística na agricultura sustentável” (VLI Logística)

18h às 18h30 – Encerramento com sorteio de brindes aos participantes ( Ascom/Seagro )