Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dando continuidade às ações do “Outubro Rosa” destinado à saúde da mulher e à luta contra o câncer de mama, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizará mutirões de exames de Prevenção de Câncer de Color Uterino (PCCU) e mamografia em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) de Palmas. Os atendimentos serão exclusivos às mulheres nos dias 17 e 30.

A abertura do evento, na próxima sexta-feira, 17, na USF 403 Sul, às 7 horas. A estimativa é que sejam realizados 100 atendimentos nessa ação de prevenção e realização de testes rápidos. Os atendimentos nas Unidades acontecerão das 7 às 17 horas.

Combate à sífilis

Neste mês acontece também o Dia Nacional de Combate à Sífilis, que tem como objetivo  chamar atenção para a prevenção da doença, mobilizar o poder público e a sociedade com ações que visem eliminar a sífilis congênita. A sifílis é hoje considerada um dos maiores problemas de saúde pública.

Além do PCCU, conhecido também como Papanicolau, serão realizados também exames clínicos de mamas, testes rápidos de HIV e Sífilis, encaminhamentos para realização de mamografia preventiva para mulheres acima de 45 anos, avaliação antropométrica com a nutricionista e também atendimento odontológico. 

Organização

As ações são promovidas pela Gerência de Vigilância Epidemiológica – Área Técnica DST/AIDS e Hepatites Virais em parceria com a Diretoria de Atenção Básica – Área Técnica Saúde da Mulher junto com o Terceiro Mutirão de Saúde da Mulher. 

Exames realizados

De janeiro a junho de 2014 a Semus já realizou em Palmas 6.935 PCCUs e 1.126 exames de mamografia.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, sendo o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% de casos novos a cada ano. É esperado o diagnóstico de 57.120 casos novos de câncer de mama só este ano.​ (Secom Palmas)