Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Valério Zelaya

Foto: Valério Zelaya

A II Semana do Empreendedor Individual “Meu Sonho, Meu Negócio”, que teve inicio na última segunda-feira,13, e vai até esta sexta-feira, 17,  na sede do  Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da  407 Norte, Alameda 01, lote 17, no horário integral, das 8 às 18 horas. Segundo a organização do evento, já foram emitidos durante a Feira mais de 60 Avarás de Funcionamento para pequenos e microempreendedores.

Segundo a gestora da pasta, Cleide Brandão, o principal objetivo desta semana é incentivar a formalização e regularização do empreendedor individual. “Nosso papel é o de orientá-los a deixarem a informalidade, regularizando seu negócio e emitindo os alvarás necessários para seu funcionamento de forma rápida. Serão disponibilizadas oportunidades para o crescimento individual e empresarial dos empreendedores”, enfatizou.

Outro ponto defendido pela Secretária é a importância desses pequenos empreendedores na economia local. “Queremos orientar aqueles micro e pequeno empresários que trabalham por conta própria, mas que não possuem nenhum benefício fiscal e nenhuma garantia futura, ressaltando sempre que eles são de grande importância para a economia local e para a geração de empregos, lembrando que eles estando aptos poderão atender até ao poder público”, ressaltou.

Para Edivar de Deus, morador da 307 Norte, que há mais de um ano possui um bar e espetinho, mas trabalha na informalidade, o evento é uma iniciativa muito importante para ele, e para os demais comerciantes informais da sua região, pois muitos até possuem vontade de trabalhar na formalidade, mas o processo burocrático inviabiliza. “Durante esta semana vou poder fazer todo meu processo aqui mesmo, é muito bom ter aqui todos os serviços aqui mesmo, pois aqui temos todas as secretarias juntas com todas as informações, até vou poder fazer consulta para financiamento”, adiantou o microempreendedor.

Na oportunidade, a Vigilância Sanitária dará suporte nas palestras e nas vistorias para melhor andamento dos processos. O Banco do Povo oferecerá linhas de créditos com o intuito de alavancar os negócios dos empreendedores, e, ao mesmo tempo, o Sine Palmas oferecerá orientações sobre vagas de empregos.

O evento é uma realização da Prefeitura de Palmas por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), e conta com apoio do Sebrae Tocantins; Banco do Povo, Vigilância Sanitária Municipal, Sine Municipal, Secretaria Municipal de Finanças e Cras da 407 Norte. (Secom Palmas)