Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As características de um profissional moderno nortearam a palestra “O Profissional do Futuro – Uma Visão Empreendedora”, do consultor de negócios, Roberto Morais, que abriu o XVIII Encontro de Administradores do Tocantins (Enato) na noite de quinta-feira (16), no anfiteatro do Colégio São Francisco, em Palmas.

“Percebi que hoje, o profissional moderno possui características que estão além da universidade”, disse,  acrescentando que: “grandes empreendedores têm a capacidade de enxergar as oportunidades de trabalho”. Morais ressaltou ainda que o empreendedor tem que ter iniciativa, visão de futuro, persistência, comprometimento e saber se comunicar. “O administrador tem que ser entendido”.

O XVIII Enato foi aberto pelo presidente do Conselho Regional de Administração do Tocantins, Iranilson Mota, que ressaltou a importância da valorização da profissão. “A profissão é relativamente nova e vem galgando muitos espaços. Os administradores precisam valorizar a profissão e mostrar as diferenças. São poucas as profissões que têm a visão lógica e do comportamento e que permite trafegar por vários ambientes.”

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas, Fabiano do Vale, disse que o bom administrador agrega “valores, pessoas e forma outro administradores”. Ele afirmou ainda que existe espaço para àqueles que querem empreender.

Conselheiro Federal pelo Tocantins, Renato Jayme, afirmou que são  necessárias políticas públicas para que o ambiente empresarial se torne mais competitivo. “Só serão empresas competitivas as que tiverem gestão de estratégia e inovação”.

Durante o evento, os conselheiros Elion Sarmento, Edson Cabral, Jair José, Leonardo Barcelos, Márcio Aurélio, Olívia e Milton Luís Teles foram homenageados com o Prêmio Honra ao Mérito.

Atividades

O evento segue até esta sexta-feira, 17, com a palestra da empresária e administradora Tudy Vieira, o Enato inclui o VI – Eprocade – Encontro de Professores e Coordenadores de Administração do Tocantins e o I ETEG – Encontro de Tecnólogos de Gestão do Tocantins.

Os participantes poderão ainda conhecer a história dos empresários de sucesso no Tocantins, a administradora Mércia Fernanda Ribeiro de Moraes, do Supermercado Quarteto, e Marciley Ferreira, da Empresa Max Data Sistemas.

Programação 

8h – Oficinas Empreendedoras de Mudança, Inovação e Transformação.

14h -V Eprocade – Encontro de Professores e Coordenadores de Administração do Tocantins

Abertura Presidente do CRA-TO – Adm. Iranilson Mota

Palestra CFA - 

19 h – Sorteio de Brindes

19h30 – Casos de Sucesso 

Jovem Empresária – Administradora Mércia do Quarteto Supermercados

Tecnólogo em Processos Gerenciais: Marciley Ferreira da Empresa Max Data Sistemas

21 h – Apresentação Cultural

Palestra - Tema: Mudança, Inovação e Transformação  

Palestrante Tudy Vieira

Sorteio de Brindes (Ascom CRA-TO)