Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceira com o Ministério da Educação (MEC), oferta mais um curso de capacitação para os servidores da rede municipal de ensino. Desta vez, trata-se do curso de formação do Profuncionário, que se inicia neste sábado, 18, a partir das 8 horas, na Escola de Tempo Integral Caroline Campelo, no setor Santa Fé. A formação conta ainda com a colaboração do governo estadual, da Universidade de Brasília (UnB), e de outras instituições como a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

Segundo a Diretoria de Avaliação, Estatística e Formação da Semed, são quatro habilitações que atendem as principais funções desempenhadas pelos servidores nas escolas, distribuídas da seguinte forma: Técnico em Gestão Escolar; Técnico em Alimentação Escolar; Técnico em Infraestrutura Material e Ambiental e curso técnico em Multimeios Didáticos. A formação, que disponibilizou 250 vagas aos servidores, tem duração de 1.260 horas, sendo 80% da carga horária na modalidade a distância e 20% presencial.

Além deste sábado, 18, estão previstos ainda mais dois encontros somente neste ano, sendo nos próximos dias 08 e 29 de novembro. Para 2015, estão previstos 18 encontros com a mesma metodologia, 80% da carga horária na modalidade a distância e 20% presencial.

De acordo com informações do portal do Ministério da Educação (MEC), o Profuncionário é um programa que visa à formação dos funcionários de escolas, em efetivo exercício, em habilitação compatível com a atividade que exerce na escola. Entre seus objetivos fundamentais, está a valorização do trabalho desses profissionais da Educação, através do oferecimento dos cursos de formação inicial em nível técnico proporcionados pelo Profuncionário. (Secom Palmas)