Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A vice prefeita de Salvador (BA) e ex-candidata a vice presidente da República na chapa do Pevista Eduardo Jorge, Célia Sacramento (PV), esteve em Palmas nessa sexta-feira, 17, onde participou de um jantar com membros de seu partido no Estado e palestrou em um congresso organizado pelo Sindicato de Contabilidade da Capital. 

Após a palestra, ocorrida às 17 horas, no Teatro Fernanda Montenegro, a vice prefeita se reuniu com o presidente estadual do PV, deputado Marcelo Lelis, a vice governadora eleita, Cláudia Lelis, o vereador de Palmas e presidente metropolitano do PV, Joaquim Maia e a esposa do Parlamentar para um jantar.

Ainda cumprindo agenda na Capital, Célia Sacramento participa de uma gravação para um documentário neste sábado.

Célia Sacramento

Paulista de nascimento, contadora e advogada, Célia Sacramento é a primeira mulher negra a ocupar o cargo de vice-prefeita de Salvador, além de ter sido presidente do Conselho Municipal da Mulher (CMM) e ter como uma de suas bandeiras na gestão pública a luta por equidade de gênero e de raça. Começou a militar nos movimentos sociais ainda nos anos 80, época em que começou a perceber os efeitos mais profundos do racismo.

Como contadora, auxiliou no planejamento tributário de diversas associações e entidades cooperativas de Salvador. Aos 27 anos, abriu empresa própria. É conselheira e superintendente adjunta do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia - CRC-BA. Atualmente licenciada, é professora universitária há 17 anos na Universidade Estadual de Feira de Santana e na Universidade Federal da Bahia.

Atendendo ao chamado do Movimento Social, ingressou na carreira política em 2008. Foi candidata a vereadora e a deputada federal pelo Partido Verde. Tomou posse como vice-prefeita da cidade do Salvador em janeiro de 2013 e, em julho do mesmo ano, recebeu o título de cidadã soteropolitana pela Câmara de Vereadores. Nas eleições deste ano, concorreu o cargo de vice presidente da República na chapa de Eduardo Jorge.