Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Dornil Sobrinho

Foto: Dornil Sobrinho

A Secretaria Municipal da Saúde de Porto Nacional/TO, através do COE – Comitê Operacional de Emergência, reuniu neste mês de dezembro, com o Conselho Municipal de Saúde e, também, com integrantes da equipe de transição da próxima gestão municipal que será comandada pelo atual vice-prefeito, Ronivon Maciel (PSD), para a apresentação do patamar atual da Covid-19 em todo o município.

O encontro aconteceu na sede da Prefeitura Municipal e contou com a participação do prefeito Joaquim Maia, de gestores da Saúde e de servidores de outras áreas envolvidas. Foi apresentado, através de slides, um panorama da pandemia com as ações implementadas e atividades desenvolvidas para o enfrentamento da doença no município. A reunião foi chancelada pela secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito e pelo diretor de Vigilância em Saúde, José Roberto Aires.

Segundo os dados apresentados, o trabalho realizado, no sentido de conter o avanço da Covid-19 e de mitigar o impacto da enfermidade no Município, tem dado resultado, com 2.879 pacientes recuperados da doença, o que representa 94% dos 3.035 diagnósticos positivos.

O prefeito Joaquim Maia, registrou sua gratidão a toda a equipe de gestão e aos profissionais da saúde e parceiros, que vêm trabalhando no enfrentamento à pandemia no município. “Apresentamos todos os dados consolidados do trabalho de combate à Covid-19 em Porto Nacional, durante o ano de 2020. Um trabalho transparente e sério, e acima de tudo, de resultados. E nesse sentido, agradecemos a todos os profissionais que trabalharam nesse enfrentamento, cujo resultado foi a garantia e segurança da saúde da população. Obrigado a todos e vamos em frente”, ressaltou Maia.

Segundo a secretária Anna Crystina Brito a compilação de rede e informações evidencia a linha cronológica da pandemia em Porto Nacional, mês a mês. “Apresentamos o panorama do perfil epidemiológico das ações implantadas e implementadas, as estratégias preventivas de cuidados, de monitoramentos e de vigilância em saúde, bem como, de fiscalização, de aplicação dos recursos financeiros, de testagem, de kits medicamentosos e de reestruturação da Rede Municipal, desde a Básica até a Especializada. Enfim, como que a doença se comportou em nossa cidade nesse período de seis meses”, explicou.

A secretária ainda contextualizou que o trabalho irá subsidiar as equipes de transição da próxima gestão, em estratégias de conscientização, e ajudará a dar continuidade às ações para o combate ao novo coronavírus no município.

Na visão do diretor de Vigilância em Saúde, José Roberto Aires, não é o momento para relaxamento das medidas de prevenção. "Mais do que nunca é necessário manter o distanciamento social, utilizar a máscara e fazer assepsia das mãos com álcool gel. A pandemia ainda não terminou, e para que a cidade consiga diminuir os casos, é preciso que a população some esforços com o poder público”, lembrou.