Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Dornil Sobrinho

Foto: Dornil Sobrinho

A convite do pré-candidato ao governo do Tocantins, Ronaldo Dimas e do senador Eduardo Gomes, o ex-prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, filiou-se ao Partido Liberal (PL). 

Maia já vinha cumprindo uma série de compromissos pelo Tocantins, sempre ao lado de Dimas e da deputada federal Professora Dorinha Seabra Rezende. Ele se diz preparado para ser um representante da região central do Tocantins e de todos os tocantinenses. "Sabemos do importante compromisso com a nossa gente do Tocantins, e nos apresentamos como representante da região central, que somam mais de 13 municípios, e que sempre tiveram em Porto Nacional como base. Como líder político me coloco à disposição para buscar os caminhos e sempre com diálogo e compromisso em poder resolver as demandas", afirmou. 

Perfil 

Joaquim Maia Leite Neto é casado com Aline Aires Maia e pai de duas filhas. Ele formou em engenharia civil pela Universidade de Brasília, voltando ao Tocantins em 1997, fixando-se em Palmas, onde iniciou sua carreira profissional na Companhia de Saneamento do Tocantins (Saneatins).

Em 2012, Joaquim Maia começou sua carreira política por incentivo de amigos, sendo eleito vereador de Palmas. Foi o sétimo vereador mais votado, com 1.798 votos, já na sua primeira campanha, pelo Partido Verde (PV). Em 2014, concorreu às eleições para deputado estadual, obtendo expressivos 8.226 votos, ficando como suplente. E em 2016 candidatou-se ao cargo de prefeito de Porto Nacional vencendo o pleito com 16.988 votos, 54,30%.