Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A performer Michelle Moura apresentará em Palmas seus dois solos, Fole e Cavalo, contemplados no Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013. As apresentações acontecem nos dias 22 e 23 no Teatro Fernanda Montenegro. A performer ministra também uma oficina gratuita para estudantes e artistas. 

Em Fole, a respiração acelerada produz alterações psicofísicas, mantendo assim um processo de constante atualização de sensações: movimento que produz ar, que produz som, estímulos físicos que geram emoção, controle que gera espontaneidade, sensações rítmicas que criam palavras, que criam vibrações. O resultado é uma dança que tende à instabilidade, desorientação e exagero que, consequentemente, levam a artista à exploração do paradoxo de ‘mover’ ou ‘ser movido’.

Cavalo é a ambiguidade de quem move quem, o cavalo que move o cavaleiro, o cavalo que é movido pelo cavaleiro. Através de alterações no padrão respiratório, projeções visuais e deformação da voz, ela é levada a mover-se em um espaço de alucinações e revela um corpo matéria atravessado por energias e pulsações distintas. A meta é abandonar por minutos a linguagem segura do dia a dia, ultrapassar a porta que dá acesso a realidades maleáveis, e transitar entre a instabilidade de estados físicos e emocionais. Ela pode ser patética, decadente, histérica, no fim o que a move é uma falta. Cavalo é sombrio, (neo) expressionista,’noise’, hipnótico.