Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Encerrou nesta quinta-feira, 23, em Brasília uma reunião técnica do Programa Nacional de Sanidade Avícola – PNSA que contou com a presença dos responsáveis pelos programas de sanidade avícola dos Estados. A coordenadora de Sanidade Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec, Keyte Moreira representou o Tocantins.

Na reunião foi apresentado um panorama geral da avicultura no Brasil, os avanços tecnológicos, atualização sobre influenza aviária, doença de Newcastle e salmoneloses, ferramentas para melhorar a vigilância sanitária, projetos de pesquisa na área de sanidade avícola e as perspectivas futuras do PNSA. Ainda durante a reunião foram traçadas metas e ações do programa para o ano de 2015.

Segundo a diretora de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal, Leila Pessoa, entre as metas estabelecidas para o programa no Tocantins está à realização de um novo inquérito sobre doença de Newcastle. “O mercado de aves vem crescendo no Tocantins, e o nosso objetivo é padronizar nossas ações de acordo com a legislação federal para que além da manutenção do mercado que já conquistamos possamos incentivar a instalação de novas indústrias,” disse Leila Pessoa.

O Tocantins possui status C para a doença de Newcastle, o mesmo status dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Apenas o Estado de Santa Catarina possui status B. (Ascom Adapec)