Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Banco Central

Banco Central Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Banco Central Banco Central

Começa na tarde de hoje (28) a penúltima reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) para definir a taxa básica de juros da economia (Selic). A nova taxa, válida para os próximos 45 dias, será anunciada amanhã (29). Para esta terça-feira, estão previstas apresentações técnicas e discussões sobre a conjuntura econômica.

Segundo pesquisa semanal do Banco Central, a expectativa do mercado financeiro é que o Copom mantenha a Selic no patamar atual, de 11%, como vem fazendo desde maio. Na ocasião, o BC interrompeu trajetória de nove altas consecutivas. O patamar atual é o mais alto desde novembro de 2011, quando a taxa também era 11%.

A taxa básica de juros da economia é o instrumento do BC para controle da inflação. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida, pois os juros elevados encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando há redução da taxa básica, a tendência é o crédito ficar mais barato, com estímulo à produção e ao consumo. (EBC)