Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Um grupo de jovens em Fortaleza do Tabocão, há 156 km de Palmas, estão se mobilizando em prol da ação Salve o Rio Tabocão. Em entrevista ao Conexão Tocantins na manhã desta quarta-feira, 29, a moradora e organizadora da ação, Leonarda Barros, afirmou que o rio precisa de ajuda e informou que a mobilização já conta com apoio de escolas e comerciantes locais.

"Antes um local de lazer, tarefas diárias e um rio extremamente lindo, hoje o Rio Tabocão demonstra estar muito doente, já não conta com as margens protegidas pelas matas ciliares, e sofre com o lixo e a erosão que ameaçam torna-lo árido, a exemplo de muitos outros rios Brasil a fora.O Rio Tabocão passa no meio da cidade e devido ao desmatamento que fizeram as margens do rio ele está secando. Era um rio que abastecia a cidade inteira, todo mundo se beneficiava dele”, disse Leonarda. 

De acordo com Leonarda, acontecerá às 17h30min de hoje uma reunião para que sejam deliberados grupos responsáveis pela limpeza às margens do rio e para estudo de arborização. “vamos marcar um dia pra podermos sair nas margens do rio fazendo a limpeza, inclusive já ganhamos vários materiais de limpeza, doação dos comerciantes, rastelos, essas coisas”, completou.

Ainda de acordo com Leonarda Barros, a limpeza será no sentido de que a população veja que algo está sendo feito e se mobilizem para fazer algo também. Segundo ela, ambientalistas estão se interessando pela causa.