Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de qualificar e fortalecer o agricultor familiar para a conquista de novos mercados, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), realiza de 03 a 07 de novembro o curso sobre processamento da mandioca, na comunidade quilombola Mumbuca, localizada no município de Mateiros, região do Jalapão, a cerca de 360 km de Palmas.

Segundo a extensionista, Ana Luiza Rodrigues Lobo, responsável pelo curso, 18 famílias participarão da capacitação que traz a parte teórica aliada à prática. “A iniciativa pretende mostrar as boas praticas de fabricação da farinha, além de buscar a profissionalização dos agricultores para que melhorem cada vez mais o produto ofertado no mercado”, disse a extensionista, destacando ainda que 24 municípios das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Tocantins, já foram beneficiados, contemplando 360 agricultores familiares.

O curso de processamento da mandioca, faz parte de um convênio firmado pelo governo do estado, via Ruraltins, entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Caixa Econômica Federal, denominado Qualidade na Mesa. A parceria prevê a implantação de hortas comunitárias, cursos de associativismo, cooperativismo, fabricação de farinha, assistência técnica, atividades agrícolas, dentre outros. (Ascom Ruraltins)