Jovens de Taquari e região Sul e do Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão participar da segunda etapa do Programa Jovem Empreendedor, uma parceira entre Prefeitura de Palmas e a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi). As inscrições estão abertas até o dia 3 de novembro e são feitas exclusivamente pelo sitewww.jovemempreendedor.org.br.
Ao todo são 100 vagas, destinadas a estudantes do EJA e à comunidade de Taquari e região Sul. As aulas estão previstas para se iniciarem na segunda semana de novembro e caso o número de inscrições ultrapassem ao de vagas oferecidos, os jovens serão selecionados por meio de critérios tais como pertencer a família com renda per capita de meio salário mínimo, dentre outros.
Ação de inclusão social para a juventude do Tocantins, o Jovem Empreendedor tem impacto no combate à evasão escolar, na prevenção da violência e na geração de emprego e renda. Estruturado a partir de tecnologia social internacionalmente reconhecida, o Programa tem foco na formação integral do jovem e estímulo ao empreendedorismo.
O Programa prevê a distribuição das vagas entre estudantes, provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social. A Prefeitura de Palmas reserva, no mínimo, 5% das vagas a pessoas com deficiência. A documentação necessária para a inscrição é RG, CPF, comprovante de endereço e declaração de frequência escolar, além de e-mail válido.
Segundo Lucas Meira, presidente da Renapsi, a capacitação ocorrerá no período de 20 dias e, em seguida, os jovens serão encaminhados para atividades práticas nos diversos órgãos da administração direta da Prefeitura. O Jovem Empreendedor vai ocupar cargos como arquivista, almoxarife, contínuo, auxiliar administrativo. Todos os selecionados terão carteira assinada, direitos garantidos pela CLT e receberão meio salário mínimo para jornada diária de 4 horas. (Secom Palmas)