Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

“Quanto antes diagnosticar a doença, maior será a possibilidade de cura do câncer. Por isso é importante fazer exames preventivos com um médico e também o autoexame”. O alerta foi feito pelo mastologista Roberto de Muzio Gripp, que ministrou a palestra “Câncer de Mama – Novos tempos, novas perspectivas”, no encerramento da Campanha Outubro Rosa. O evento foi realizado no auditório da Coapa, na noite da quinta-feira, 30 de outubro, e reuniu cerca de 80 pessoas.

Considerado um dos maiores especialistas do Tocantins na área em que atua há quase 20 anos, Roberto Gripp utilizou uma linguagem direta e abordou temas como fatores de risco e de proteção, sintomas e formas de tratamento do câncer de mama e do colo do útero. O médico lembrou que o mito de que a doença era incurável acabou com novas descobertas e avanços da medicina. “Atualmente nove entre dez mulheres tratadas na fase inicial vão ficar curadas do câncer de mama”, explicou. Gripp lembrou que a doença também atinge homens, só que em escala bem menor e o tratamento é o mesmo realizado com pacientes femininas.

Durante a palestra, os participantes puderam tirar dúvidas e ainda participaram do sorteio de brindes.

A realização da campanha Outubro Rosa foi uma iniciativa da Coapa em parceria com a Associação dos Funcionários Públicos do Hospital Regional de Pedro Afonso, Secretaria Municipal da Saúde, Coed e Sicredi. As ações tiveram o apoio do Sescoop/TO.

Já em novembro, acontece a campanha Novembro Azul para orientar a população masculina sobre a importância do exame de toque retal e exame de sangue PSA para diagnóstico precoce do câncer de próstata. (Ascom Pedro Afonso)