Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Valério Zelaya

Realizar a limpeza rotineira da cidade é uma obrigação e prioridade do poder público municipal. Porém, para que a limpeza seja mantida é indispensável o apoio de toda a população, o que não tem acontecido em uma área verde no setor Santa Helena, região Sul da Capital, que tem sido alvo de descarte irregular de entulhos.

O local foi limpo pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos três vezes neste ano e ainda assim foi necessário enviar novamente uma equipe ao local nesta quarta-feira, 30.

Apesar de contar com sinalização que proíbe o descarte de lixo, a área verde estava repleta de entulhos de construção entre outros detritos se amontoavam no local que não é adequado para receber esses dejetos.

De acordo com a gerente de Licenciamento Ambiental, Luzimeire Carreira, o descarte de resíduos na área verde é proibida. “Essa ação é vedada pelo Código de Posturas e também pela legislação ambiental municipal que prevê multas a partir de R$ 5 mil e inclusive reclusão”, salientou.

Após realizar a quarta limpeza no local, o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcílio Ávila destacou, “precisamos que a população entenda nossa preocupação e manter o local limpo e nos ajude na fiscalização, denunciando os infratores, para que não seja necessário daqui a poucos dias voltarmos aqui para retirar mais sujeira”.

Mais placas foram colocadas no local e contâineres para a população jogar lixo doméstico, não sendo permitido jogar entulho. (Secom Palmas)