Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Iniciou nesta segunda-feira, 10, o Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS) que tem como objetivo capacitar e qualificar profissionais e representantes sindicais para as práticas de Vigilância em Saúde do Trabalhador, no âmbito do SUS, na perspectiva do controle social da intervenção dos processos produtivos, com vistas à promoção da saúde e controle dos agravos à saúde dos trabalhadores.

O curso segue até o próximo dia 14 e está sendo ministrado das 8 às 12 horas e 14 às 18 horas, na Universidade Ulbra, Avenida Teotônio Segurado, sala 231. O curso é voltado para capacitação dos técnicos da Rede SUS a fim de incorporarem em seus olhares a vigilância em saúde do trabalhador nos ambientes e processos de trabalho.

Na ocasião, as equipes envolvidas terão conhecimento do papel de cada ator envolvido para a realização de ações integradas, desde o seu planejamento até a execução das ações, além de refletir sobre as interrelações entre os processos produtivos e a saúde dos trabalhadores, apreender conceitos-chave de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

Visa também propiciar o conhecimento da legislação pertinente à Vigilância em Saúde do Trabalhador, conhecimento e o desenvolvimento de metodologias de investigação/intervenção, desencadear ações de intervenção epidemiológica e sanitária em situações específicas e fomentar a integração dos níveis operacionais do SUS com os níveis de representação sindical dos trabalhadores.

Estão participando dessa qualificação, profissionais do Município dos setores da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Ambiental, Saúde do Trabalhador e Atenção Básica em Saúde, além de representantes sindicais.​ (Secom Palmas)