Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Visando dar agilidade à efetivação de matrículas para o ano-letivo de 2015, a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) disponibilizou aos alunos e pais o Manual de Normas e Procedimentos. O documento foi publicado no site da Seduc e nele os interessados podem se inteirar sobre o calendário para a realização de matrículas e rematrículas, as documentações necessárias para se efetivar as mesmas, os horários de atendimento, dentre outros tópicos explicativos.

O material completo pode ser acessado pelo link Matrículas 2015 ou por meio do banner eletrônico de mesmo nome publicado no site da Seduc. No manual, os pais e estudantes poderão consultar as regras para o ingresso de novos alunos na rede pública estadual, para a transferência automática e o calendário para as pré-matrículas para o ano que vem. Uma equipe técnica foi disponibilizada para atender os usuários do sistema de matrículas, tanto pela internet, como pelo telefone.

De acordo com o chefe de divisão do Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE), Osvaldo Dantas de Sá Júnior, os procedimentos de matrículas para o próximo ano serão ainda melhores do que os deste ano. “A iniciativa de oferecermos um sistema de matrículas pela internet e por uma linha 0800 foi algo que deu certo e é muito positiva porque facilita a vida dos pais ou responsáveis no momento da realização da matrícula dos alunos. Para 2015, nós vamos apenas otimizar os atendimentos, acertar alguns detalhes com base na experiência que adquirimos para que tudo ocorra dentro do que planejamos, realizando as matrículas de maneira bem-sucedida”, explicou.

Calendário

De acordo com o Manual, o cronograma de ações relacionadas às matrículas se inicia com o Processo de Transferência Automática, até a próxima sexta-feira, 14. Este procedimento transfere os alunos para escolas-destinos que oferecem a série ou o ano os quais eles vão cursar no próximo semestre e que não são ofertados na unidade escolar atual na qual estudam. Para esta ação, os alunos devem confirmar a transferência, já na escola para qual foi direcionado, isto entre os dias 05 e 09 de janeiro do próximo ano.

Em seguida, ainda conforme o calendário 2015, começa o período de renovação de matrículas, entre o dias 23 e 30 de dezembro. A renovação é destinada apenas aos alunos que pretendem permanecer nas atuais escolas nas quais já estão matriculados, sendo o procedimento realizado nas próprias unidades.

A solicitação de matrículas para alunos novatos, procedimento este realizado pela internet ou pelo número tem início no dia 10 de janeiro, sendo finalizado no dia 16 do mesmo mês. Já nos dias 17 e 18 acontece a alocação dos alunos nas unidades por eles escolhidas, isto de acordo com critérios de prioridade estabelecidos pelo Manual. Por fim, do dia 19 ao 21 de janeiro, é realizada a confirmação das matrículas dos contemplados a partir da entrega dos documentos nas unidades nas quais eles foram alocados. (Ascom Seduc)