Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Juliano Ribeiro

Foto: Juliano Ribeiro

Em mais um dia de competições coletivas nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), o Tocantins conquistou uma vaga nas semifinais no voleibol feminino e seguem em busca do título nesta sexta-feira, 14. Já as equipes de futsal, basquetebol, handebol e o time masculino do vôlei participam apenas  dos jogos do desafio JEJ, uma espécie de amistoso.

Depois de duas vitórias sobre os times do Amazonas e do Mato Grosso, as meninas do Colégio Dom Bosco perderam nesta quinta-feira, 13, a primeira no voleibol para a equipe do Rio Grande do Norte. Em um jogo equilibrado, que precisou ser definido no set desempate, o time do Tocantins venceu o primeiro set, mas viu o time potiguar virar o jogo e sair vitorioso. Com a derrota, as tocantinenses caíram para segundo no grupo, mas conseguiram a vaga na semifinal.

Situação oposta viveu o time de vôlei masculino do Colégio Estadual Guilherme Dourado. Os meninos conquistaram ontem sua primeira vitória nos Jogos, frente a Sergipe, mas acabaram a fase de grupos na 3ª colocação e foram eliminados dos jogos. Em uma partida disputada, o Tocantins venceu o primeiro set por 25 x 21, mas perdeu o segundo por 25 x 16. No set desempate, vitória dos tocantinenses por 15 x 13.

No basquetebol, duas derrotas para os times de Rondônia e de João Pessoa. As meninas do Colégio da Polícia Militar, em uma tarde de pouca inspiração, acabaram perdendo para a equipe de Rondônia pelo elástico placar de 74 x 10 e ficaram em 3º do grupo. Já os atletas do Colégio São Geraldo, em partida realizada contra a equipe da casa, também acabou derrotado. Depois do apito final do juiz, o placar mostrava 54 para o Tocantins e 81 para o time de João Pessoa. Com isso, os tocantinenses terminaram a primeira fase dos jogos na 4ª colocação.

O futsal feminino do Colégio Estadual Manoel V. de Sousa já havia terminado sua participação nos jogos, na última quarta-feira,12, e ficaram na 3ª colocação do grupo, fora da fase semifinal. Já o time masculino do Colégio Juscelino Kubitschek venceu a primeira partida na competição nacional ontem. Em um jogo muito equilibrado, os representantes do Tocantins terminaram o tempo regulamentar empatados em 3 x 3 com a equipe do Ceará, todos os gols no segundo tempo. Nos pênaltis, o Tocantins venceu por 7 x 5. Mesmo com o resultado positivo, os meninos acabaram sendo eliminados da fase final dos jogos.

Assim como o futsal, no handebol as duas equipes tocantinenses acabaram eliminadas da competição nacional. As atletas do Colégio Estadual Buriti foram derrotadas pelo time de Santa Catarina, por 23 x 10 e ficaram na 3ª colocação do grupo. Já os meninos do Colégio Tocantins perderam para a equipe de João Pessoa, por 39 x 24. Com o resultado a equipe acabou na 4ª colocação do grupo, fora da semifinal.

Próximos jogos

Passada a fase de grupos dos Jogos Escolares da Juventude, a fase final começa nesta sexta-feira, 14, com a presença do time feminino de vôlei do Colégio Dom Bosco. As meninas jogam ainda pela manhã contra  o time do Pará. Já as outras equipes disputam os jogos do chamado Desafio JEJ, uma espécie de jogo amistoso para finalizar a participação dos times na competição. (Ascom Seduc)