Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Lucas Nascimento

Inovação, criatividade e diversidade é o que os alunos do Colégio Estadual Dom Alano Marie Du Noday, de Palmas, estão apresentando na Mostra Científica da unidade escolar. O evento, realizado nesta sexta-feira, 14, tem o objetivo de colocar em prática os conteúdos estudados pelos estudantes em sala de aula.

De acordo com a coordenadora pedagógica Fabrícia Martins, os preparativos para a mostra começaram no mês de outubro e contaram com o envolvimento de todos os alunos. “Eles produziram muito, esses jovens têm um potencial e são criativos. Estão todos de parabéns pelo envolvimento”, ressaltou.

Diversos temas fazem parte da mostra, entre eles, as drogas lícitas e as consequências do seu uso para o organismo humano. A estudante Vivian Sommergeld, 13 anos, estudou sobre o assunto e fez uma apresentação para os colegas. “Com a execução do trabalho no decorrer da pesquisa fiquei pensando o porquê essas drogas são legalizadas se causam tanto dano para o organismo. É isso que pretendemos mostrar, as consequências para a vida e para a sociedade”, ressaltou a estudante do 9º ano do ensino fundamental.

Já Thaysa Oliveira, 16 anos, integrou a equipe de Biologia e apresentou trabalhão sobre o tema ‘gravidez na adolescência’. O grupo entrevistou adolescentes da própria escola que engravidaram e editaram um documentário para ser exibido na mostra. “Vimos como a gravidez precoce interfere na vida das adolescentes, que muitas vezes têm que deixar de estudar para cuidar do bebê. As nossas personagens tiveram apoio dos pais, mas nem todas têm”, disse a aluna do 2º ano do ensino médio.

Também do 2º ano, o estudante José Ricardo Vilela Júnior fez parte da equipe de Química e apresentou trabalho sobre a reação do thinner no isopor. A experiência, segundo ele, o ajudou a mostrar na prática o que aprendeu em sala de aula. “O thinner tem a mesma química do isopor por isso tem uma reação de calor e o isopor é destruído. Isso nos leva a pensar em outros ácidos como o gástrico, a chuva ácida e outros”, ressaltou.

Para Isabela Murielly Martins Sousa, 16 anos, a mostra estimula os estudos e contribui para a formação dos estudantes. “Com esse trabalho aprendemos muito sobre o sistema digestivo, como o tamanho do intestino, a proteína no organismo humano. Isso fez com que estudássemos mais”, enfatizou a aluna do 2º ano do ensino médio.

Envolvimento

Patrícia Morais, aluna do 3º ano, abusou da criatividade para chamar a atenção durante a mostra. A estudante de 17 anos se caracterizou de índia para falar aos visitantes sobre a importância da preservação da Amazônia. E frisou a necessidade da preservação. “Durante as pesquisas descobrimos que várias aves, que só existem lá, poderão ser extintas por causa da ação do homem. Matam uma arara apenas para ficarem com as penas, um tucano para ficarem com o bico. Esse trabalho me deixou mais consciente porque é importante preservar para o futuro”, afirmou.

Para a diretora da escola, Amanda Emilene Arruda Azevedo, os resultados apresentados na mostra são fruto do envolvimento de alunos e professores e é fundamental para o crescimento acadêmico dos estudantes. “Temos vários pontos positivos. A motivação, a empolgação dos alunos para aprender na prática e a convivência entre eles que ficou melhor”, disse.

“É muito bom vê os nossos alunos trabalhando com resultados práticos contextualizando alguns conceitos que passamos”, complementou o professor Valcelir Borges.

A mostra do Colégio Dom Alano segue aberta para visitação até às 17 horas, na própria unidade de ensino.

Mostra Colégio São José

O Colégio Estadual São José, de Palmas, também promove nesta sexta, 14, a partir das 18h, a III Mostra Científica da unidade escolar. O evento é aberto à comunidade e este ano tem como tema a Sustentabilidade.

De acordo com a diretora da unidade escolar, Janice Kissner, o objetivo da ação é estimular, entre os estudantes o gosto pela pesquisa, favorecendo a sensibilização sobre a preservação do meio ambiente.

Os projetos e experiências foram desenvolvidos pelos mais de 1400 estudantes do ensino fundamental e médio da unidade de ensino, sob orientação dos professores e coordenadores da escola. Dentre as temáticas expostas nos estandes os visitantes poderão conferir as atividades realizadas pelos alunos sobre reciclagem, coleta seletiva, produção de energia elétrica, uso inadequado de agrotóxicos, alimentos orgânicos, compostagem e lixo eletrônico. (Ascom Seduc)