Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Daniey (ao centro, de vestido verde), vai representar o Tocantins na final da OLP, na categoria Crônicas

Daniey (ao centro, de vestido verde), vai representar o Tocantins na final da OLP, na categoria Crônicas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Daniey (ao centro, de vestido verde), vai representar o Tocantins na final da OLP, na categoria Crônicas Daniey (ao centro, de vestido verde), vai representar o Tocantins na final da OLP, na categoria Crônicas

Assim como em outras categorias, o Tocantins conseguiu um representante na final da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. A aluna Daniely Lopes Barbosa, do Colégio Estadual Professora Silvandira Sousa Lima, de Araguaína, passou pela semifinal e está na final da competição na categoria Crônica. Além dela, outros dois estudantes tocantinenses conseguiram a classificação para a final nacional que será realizada em Brasília, no início de dezembro.

Com o texto Apaixonante rua minha, que retrata a realidade da Rua Xambioá, em Araguaína, Daniely superou concorrentes e conseguiu vaga na final. A disputa na categoria Crônica foi realizada entre os dias 10 e 12 de novembro em Porto Alegra / RS, quando a estudante teve a oportunidade de participar de outras experiências que irão contribuir para o futuro, como uma palestra sobre fotografia, com o fotógrafo Paulo Riscala, uma peça de teatro ‘Sobre Anjos e Grilos’, na Casa Cultural Mário Quintana, além de uma  oficina de releitura das crônicas produzidas na olimpíada.

“Foi um momento indescritível, conheci novos amigos, fiquei no quarto com colegas do Rio Grande do Sul e de Rondônia, aprimorei meus conhecimentos em Língua Portuguesa, especialmente em crônicas, percebei a influência dos sotaques nos textos. Foi uma oportunidade especial para a minha vida”, contou Daniely. 

A diretora do Colégio Estadual Silvandira, Graziane Pitombeira, atribui o destaque conseguido pelos alunos ao esforço da equipe técnica da unidade escolar em conjunto com o corpo discente e os pais dos estudantes. “A nossa rotina é ouvir os professores, procurar ser amigo do aluno, incentivando-o para que participe dos concursos nacionais, das olimpíadas como mais uma ferramenta de aprendizagem”, frisou. 

Além da finalista na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, o Colégio Solvandira ainda tem a estudante Ana Paula Mendes de Oliveira Medrado, que foi escolhida para representar o Tocantins na edição 2014 do programa Jovem Embaixador. Ela vivenciará no período de 17 a 21 de novembro, o trabalho dos senadores. 

Outros vencedores

Outros dois alunos do Tocantins também foram classificados nas etapas semifinais da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa 2014. Wellington Pereira de Araújo, 13 anos, aluno da 8ª série, do Colégio Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos, de Palmas, foi classificado na categoria Memórias Literárias com o relato de histórias sobre a Ilha Canela. Já  Marcos Henrique Alves Chaves, 12 anos, alunos da 6ª série da Escola Municipal Divina Ribeiro Borges, localizada na cidade de Cariri do Tocantins, classificado na categoria Poema com o tema O lugar onde vivo. (Ascom Seduc)