Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Logo depois que o Governo do Estado anunciou a exoneração de mais de 6.550 servidores que ocupavam cargos de livre nomeação, o Sindicato dos Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Sisepe) fez um alerta dizendo que se tratava de uma manobra do Governo com o intuito de “maquiar” o número de servidores contratados para cargos que deveriam estar sendo ocupados por servidores públicos concursados.

Pouco tempo após a demissão, o Governo do Estado já recontratou mais servidores do que havia exonerado. “Demonstra falta de planejamento e gestão de pessoal e é também uma maneira que o governo encontrou para burlar a Lei de Responsabilidade Fiscal”, pontua o presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro.

O Sisepe informou estar atento à situação e defende que o Governo do Estado convoque e dê posse imediatamente a todos os aprovados no último concurso realizado para o Quadro Geral. “Muitos aprovados não tomaram posse e o Governo precisa chamar o cadastro reserva para acabar com as contratações que no fundo são moedas de troca para atender a interesses de aliados”, critica Cleiton Pinheiro.

O Sindicato acredita que a ocupação dos cargos públicos por servidores concursados e devidamente qualificados só tende a melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. Diversos expedientes foram encaminhados ao Governo cobrando que o cadastro reserva seja convocado. “Vamos cobrar também da próxima administração um maior cuidado com os servidores públicos, a fim de evitar tantas nomeações sem concurso público”, diz Cleiton Pinheiro.

O Conexão Tocantins solicitou há dias um posicionamento da Secretaria da Administração – Secad sobre a convocação de aprovados mas não obteve resposta. A deputada Luana Ribeiro chegou a dizer em plenário semana passada que conversou com o governador Sandoval Cardoso (SD) sobre o assunto e ele pediu para a pasta analisar as possibilidades de convocações.

(Da redação com informações da Ascom Sisepe)