Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) realiza diversas atividades para lembrar a data nos Câmpus. Em Palmas, ocorrerá no hall da biblioteca da UFT, às 10h, a performance “Oculto ao Corpo – Um espelho, uma pedra, um reflexo,” do artista Fernando Barbosa. A intervenção que além de reflexiva é propositiva, se desenvolve a partir do questionamento sobre estereótipos e padrões de beleza impostos por meios midiáticos, trabalha a obsessão pela forma física com uma dialética que problematiza esse ponto e abre o debate para a intolerância e a não aceitação da diversidade.

Dentro da programação preparada para o Mês da Consciência Negra, organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), a atividade atua como movimento artístico cultural e objetiva incentivar a percepção acerca da luta pela igualdade racial contribuindo para o fortalecimento de uma comunidade livre de preconceitos.

No câmpus de Arraias, para o dia 20, acontecerá manifestações culturais, berimbalada pelas ruas, rodas de capoeira no Colégio Estadual Joana Batista Cordeiro – JBC, no período da tarde. E às 18h, apresentação cultural de capoeira com alunos dos projetos: Criança Capoeira Esporte e Cultura; Capoeira na Escola (Mais Educação) na Cerimônia de Abertura do I Encontro da Educação no Campo – Artes Visuais e Música no Câmpus de Arraias.

Já no câmpus de Tocantinópolis, a comemoração inicia às 8h, com uma passeata Alusiva ao Dia Nacional Da Consciência Negra, saindo do Colégio Deputado Darcy Marinho. Das 14h às 18h, oficinas e cursos; e no período da noite, das 19h às 22h, a Palestra “40 Anos de Morte de Roger Bastide”, ministrada pelo professor Flávio Thales Ribeiro, doutorando em História Social na USP. A programação faz parte do VIII Semana da Consciência Negra (Secone), nos dias 19 a 22 de novembro.

A Programação do Mês da Consciência Negra da UFT se estenderá até o final do mês de novembro, conforme programação abaixo:

Câmpus de Arraias

-21/11 das 19h às 21h – Recepção dos Mestres, capoeiristas, convidados e artistas regionais na Roda de Capoeira na praça da matriz. Sorteio de uma rifa e Galinhada Tradicional.

-22/11 – 08h às 12h – Local: Escola Estadual Brigadeiro Felipe. - Integração entre Projetos: Criança Capoeira Esporte e Cultura,  Capoeira na Escola e o Programa Mais Educação com batizados, trocas de graduações e apresentação teatral com o projeto Ô de CASA/ UFT – Educação do Campo – Artes Visuais e Musica/ Artes/Teatro Palmas. Participação Especial: Escola Estadual Apoenan de Abreu Teixeira; Escola Estadual Jacy Alves de Barros; Escola Estadual Agrícola David Aires França; Escola Estadual Silva Dourado; Colégio Estadual Joana Batista Cordeiro; Escola Estadual Professora Ranulfa, Dona Inês e Zulmira Magalhães – Pais, comunidade, Mestre Barto de Brasília e capoeristas de todo país.

14h às 17h – Aulão de capoeira regional com mestre Barto e Capoeristas , Oficina de Jongo e Roda de Capoeira no Espaço conviver – Escola Municipal Professora Livia Lorene Bueno Maia (CMEB);

20h – Berimbalada pelas ruas da cidade – Roda de Capoeira e apresentações culturais na Cantina da UFT – Câmpus Buritizinho em Recepção dos docentes e discentes do Curso de Pós-Graduação em Educação do Campo.

23/11 – 08h - café da manhã e Papoeira( papo de capoeira).

10h – capoterapia e qualidade de vida com integrantes da capoeira e a comunidade.

12h – almoço de confraternização e encerramento.

28/11 – 15h – Maculelê  e Samba de Roda -Escola Municipal em Campos Belos – Noite: Roda de Capoeira e Participação no Encerramento do Projeto Conviver-SEMPS-CRAS;

29/11 – excursão com integrantes do Projeto Ginga Mulher – Balneário Douradas – Aurora do Tocantins.

Câmpus de Tocantinópolis

21/11 –8h às 11h - Palestra:“Centenário de Carolina de Jesus”, ministrada pelo Prof. Dr. Fábio Cardias Gomes, da UEMA de Imperatriz. Mediadora: Luciene Reis Silva, discente do curso de Pedagogia e membro fundadora do NEAF/UFT.       - 14h às 18h - Sessão de apresentação oral de trabalhos científicos/Comunicações. Oficinas e Minicursos.       - 19h às 22h - Palestra:“Centenário da Abdias do Nascimento e 70 Anos de Fundação do Teatro Experimental do Negro”, ministrada pelaProf.ª Dr.ª Evani Tavares Lima.(Pós-doutorado na Unicamp) Mediador: Juliane Gomes de Sousa, discente do curso de Pedagogia e membro fundadora do NEAF/UFT.

22/11 – 18h às 21h - Cineclube da UFT em Tocantinópolis, exibição do filme: “Ganga Zumba Rei dos Palmares” Debatedores: Enilma Nunes Souza, discente do curso de Pedagogiae Prof. MSc. Joedson Brito dos Santos, docente do curso de Pedagogia. (Ascom UFT)