Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A senadora Kátia Abreu, o prefeito de Praia Norte, Jader  Pinheiro, e o responsável técnico pelas obras do Ecoporto Praia Norte, Melquisedeque Correa, reuniram-se nesta sexta-feira, 21, na Capital, para discutirem os próximos passos do empreendimento que já se encontra com cerca de 20% concluídos, nesta primeira das oito fases da obra. O Ecoporto está sendo construído numa área de 75 hectares naquele município para aproveitamento do corredor da hidrovia do Tocantins, em fase de implantação.

Na reunião, a senadora Kátia Abreu expôs a intenção da presidente Dilma Roussef de implantar no Bico do Papagaio uma Zona de Processamento de Exportação, que terá como logística o Ecoporto de Praia Norte. “Vamos transformar numa Mississipi brasileira dos portos”, salientou a parlamentar que adiantou, ainda, o projeto de se construir, numa ação conjunta do Sistema S, um grande centro tecnológico  na  região. Conforme a  Senadora, já existe vários grupos empresarias de porte querendo instalar-se no Bico como a Alpargatas, a Fiagril e indústrias de papel e celulose.

Kátia Abreu disse ainda que será projetado um Plano de Desenvolvimento de Praia Norte e nos municípios do entorno, com a finalidade de possibilitar o maior número possível de benefícios para os empresários e a população do Bico do Papagaio. “É compromisso da presidente Dilma Roussef de criar uma ZPE em Praia Norte”, disse Kátia. Com a ZPE os produtos para exportação, produzidos em Praia Norte, serão isentos de impostos, facilitando a atração de investimentos e o aumento do saldo da balança comercial do Estado e do país.

O prefeito Jáder Pinheiro salientou a importância da obra para a região com as novas oportunidades que surgirão. Manifestou preocupação com as condições de moradia, no que foi tranquilizado pela senadora Kátia Abreu de que será feito um estudo justamente para identificar essas necessidades. O prefeito também disse da preocupação com a organização do plano diretor da Praia Norte.

O responsável técnico pelo Ecoporto, Melquisedeque Correa, disse que as obras estão em estado adiantado. “A gente quer a industrialização não só de Praia Norte, mas de todo o Bico do Papagaio”, disse Correa. (Da assessoria)