Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Valério Zelaya

As brincadeiras da infância e praticadas ao ar livre inspiraram as coreografias apresentadas na estreia do espetáculo Memórias do meu quintal, da companhia InJoy Studio de Dança, na noite desta sexta-feira, 21, no Teatro Fernanda Montenegro. Com a casa lotada, 120 bailarinos se revezaram no palco que foi transformado em um verdadeiro quintal, com árvores, balanço e casa da árvore.

As apresentações continuam neste sábado, 22, em duas sessões, às 18h30 e às 20h. Além do ballet, modalidades como o sapateado e a dança de rua também marcaram presença no espetáculo que, de forma divertida, propôs resgatar a prática de brincadeiras saudáveis em uma época onde a tecnologia tem ganhado cada vez mais espaço.

Quem assistiu se emocionou e aprovou. “Foi maravilhoso, gostei muito inclusive da temática, pois realmente é muito válido resgatarmos as brincadeiras que nós vivenciamos e que as crianças hoje quase não têm mais contato. Além disso, a dança tem essa capacidade de educar de forma divertida, que envolve tanto as crianças quanto a todos nós que assistimos”, destacou Mara Kitagawa.

Para Bonifácio Alexandre a apresentação foi emocionante. "O espetáculo é muito lindo, a singeleza e alegria das crianças deixa tudo ainda mais bonito".

O espetáculo foi idealizado pela bailarina e coreógrafa Lorena Gontijo. “Minha inspiração foram meus vizinhos que possuem um quintal com muitas árvores e toda a estrutura para os seus netos e isso me chamou a atenção por que as crianças praticamente não brincam ao ar livre, ficam mais presas aos equipamentos tecnológicos. Por isso a ideia de trazer essa reflexão para as famílias”.

Brincadeiras como pique esconde, bonecas, pipas, balão, polícia e ladrão entre outras foram apresentadas em coreografias que contaram com a colaboração de bailarinos Matheus Alves, Natalia Peixoto, Elton Fialho, Kelly Dias e Georgiana Saad.