Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Cerca de 160 alunos do 1º ao 9º ano do Centro Educacional de Colinas realizam nesta quarta feira, dia 26, a Feira do Jovem Empreendedor, das 18 às 22 horas, no Rotary Clube do município. No decorrer do ano, os estudantes receberam aulas de empreendedorismo com a metodologia do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizado pelo Sebrae, e terão na Feira a oportunidade de colocar o aprendizado em prática.

O JEPP incentiva a iniciativa futura na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho, por meio de uma postura empreendedora ou da criação de negócios próprios. Através da feira, os alunos irão comercializar produtos feitos por eles mesmos, como doces, temperos naturais, brinquedos ecológicos, ervas aromáticas e bijuterias e serão responsáveis pelo trato com os clientes e com seus gastos e lucros.

De acordo com a diretora da escola, Benícia dos Santos, as aulas de empreendedorismo tornaram os alunos mais interessados e participativos nas demais disciplinas e contribuíram no comportamento dos estudantes, que se mostraram mais proativos, curiosos e organizados. “Na feira, os alunos vão aprender a negociar, conversar, ter poder de convencer seus clientes para vender seus produtos. Será uma prática que irá enriquecer o aprendizado”, ressalta a diretora.

“Cada instituição direciona o aluno para a sua realidade cultural e social, trabalhando com atividades e linguagem apropriadas para cada faixa etária e favorecendo o desenvolvimento da coletividade, multiplicando conhecimentos e benefícios para o aluno ser protagonista da sua própria história e também para a região onde o JEPP é implantado”, acrescenta o gerente da unidade do Sebrae em Colinas, Alex Vera.

Jovens Empreendedores Pequenos Passos (JEPP)

O Projeto JEPP faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae e tem como intuito disseminar a cultura empreendedora e orientar os jovens para o plano de negócios, além de estimular os comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes.

Através da disciplina de empreendedorismo, o JEPP apresenta o estímulo ao comportamento empreendedor e orientação para o plano de negócios, além de quatro temas transversais, como cultura da cooperação e da inovação, ecossustentabilidade, ética e cidadania. (Ascom Sebrae)

Tags: Colinas