Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Produtores rurais do Tocantins devem ficar atentos para o encerramento do prazo para vacinação contra febre aftosa dos bovídeos de até 24 meses declarados em maio, que termina neste domingo, 30 de novembro. O alerta é da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins – Adapec que pretende imunizar cerca de 4,5 milhões de animais nesta segunda etapa da campanha.

De acordo com a legislação, o produtor rural que deixar de vacinar seus animais pagará multa de R$ 5,32 por animal e mais R$ 127,69 por propriedade não declarada. E, ficará impendido de emitir a GTA – Guia de Trânsito Animal.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, João Eduardo Pinto Pires, explicou que após adquirir a vacina numa loja devidamente cadastrada junto à Adapec, e realizada à vacinação dos animais, o produtor deverá apresentar no prazo máximo de até 10 dias, o comprovante de vacinação do rebanho, na Unidade da Agência onde faz a movimentação do rebanho.

“Esta é a última semana da campanha de vacinação contra a febre aftosa, e mesmo o Tocantins estando livre desta doença, é importante que os produtores rurais vacinem seus rebanhos para continuarmos com o status de zona livre da aftosa com vacinação, permitindo que nossos produtos cárneos e lácteos sejam exportados para outros países e Unidades da Federação,” disse a diretora de Defesa e Sanidade Animal da Adapec, Leila Pessoa. (Ascom Adapec)

Tags: Adapec