Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi realizado na tarde desta quarta-feira (26/11) no Fórum de Palmas o Curso de Adoção. No auditório do Tribunal do Júri, 31 candidatos que buscam habilitação para adoção participaram de atividades dinâmicas promovendo a troca de informações. O encontro é uma realização da equipe técnica do Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Palmas.

A preparação psicossocial e jurídica é obrigatória para todas as pessoas e casais inscritos no cadastro de adoção, conforme a Lei 12.010/2009. O objetivo do curso é esclarecer dúvidas, ampliar as concepções a respeito do perfil da criança desejada, o incentivo a se considerar também as crianças com idade acima do perfil estabelecido no cadastro nacional e estabelecer uma relação de proximidade com a equipe técnica responsável pelo acompanhamento dos processos.

Segundo a psicóloga Angélica Guirele Avelar, que ministrou as atividades, o curso é de fundamental importância, acontece duas vezes ao ano e permite refletir sobre a adoção tardia, adoção de irmãos e inter-racial, a fim de possibilitar maiores condições para que o maior número possível de crianças possa ter a oportunidade de possuir uma família.

Para V.M, participante do curso, que está no cadastro de adoção há quase dois anos, a ação vem para mudar conceitos e auxiliar os interessados a se prepararem da melhor maneira possível. “É muito importante. Eu entrei no cadastro com uma mentalidade já estabelecida e com certeza, ao fim do curso, muitos conceitos serão mudados”, afirmou. (Ascom TJ)