Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O cantor e compositor Irineu de Palmira apresenta, no próximo sábado, dia 29, a partir das 20h, no Teatro de Bolso do Memorial Coluna Prestes, o show “Traduções” (classificação livre) no qual apresenta um repertório autoral, em uma seleção de músicas já lançadas anteriormente por ele - e demais intérpretes - em disco e outras canções ainda inéditas. 

Irineu é um músico dedicado às dissonâncias e à poética da MPB. Ao mesmo tempo em que harmonias e melodias elaboradas se desenham no seu violão e voz de timbre notável, a poesia entoada (diversas vezes de empréstimo e de parceria) nos permite alcançar a experiência de um espetáculo revigorante, que conjuga em si um misto de beleza e força. 

“Traduções é um conjunto de traduções de vários aspectos e elementos do nosso cotidiano. Que podem ser simples, mundanos, extraordinários e profundos. Baseia-se na tentativa de tradução num campo dado pela licença poética. Acredito que traduzir, aqui, neste contexto, seja mostrar às pessoas por meio das canções alguns traços, caminhos e possibilidades que existem quando nos permitimos enxergar através do olhar e da interpretação do artista”, pontua Irineu.

Músico, cantor, compositor, produtor artístico e cultural. Mineiro, de Belo Horizonte, Irineu de Palmira deu início as suas atividades artísticas participando de vários festivais e eventos culturais em todo Brasil, radicando-se em São Paulo por 35 anos, antes de viver no Tocantins, há quatro anos.

Como instrumentista, participou, por exemplo, gravando os violões de todas as faixas do disco “Violas e Canções”, de Pena Branca e Xavantinho. Como compositor tem músicas gravadas por Jair Rodrigues e Luciana Mello (“Alma Negra”- que dá nome ao penúltimo disco do Jair), Biro do Cavaco, André Mastro, Grupo Katinguelê, Claudia, Lula Barbosa e outros. Destacam-se ainda grandes parcerias com Gerson Ney França, Lula Barbosa, Hélio Pequeno, Nelson Klava, Doroty Massola, Ivan da Corina, o grande mestre do samba, Delcio Carvalho, além de poetas como Paulo Leminsky, Antônio Lázaro de Almeida Prado, Célio Pedreira e Frederico Barbosa. Parte deste trabalho foi registrada em sete discos (sendo o segundo deles, lançado também na Europa e EUA) e um DVD. Seu repertório também dialoga com uma quantidade expressiva de composições sobre a cultura negra, imersa em letras e ritmos. 

O show“Traduções” conta com cenário e fotografia de Sandra Rodrigues, luz e som de Luiz Romão e produção de Jubalina Produções. Mais informações no Memorial Coluna Prestes, em horário comercial - Praça dos Girassóis, s/n°, em Palmas -TO - tel.: (63) 3218-2419. Músicas e outras informações no site oficialwww.irineudepalmira.com.br (Da assessoria)