Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Imagem ilustrativa/Da web

Foto: Imagem ilustrativa/Da web

Com o slogan “Eu Uso e Vc?” a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lança nesta segunda-feira, 01 de dezembro, uma campanha de prevenção ao HIV/Aids. A campanha é realizada em alusão ao dia Mundial de Luta Contra a Aids, que neste ano inova com uma linguagem acessível, leve e descontraída. A 1ª ação da Campanha aconteceu na sexta-feira, 28, a partir das 20h, na Palmas Brasil, com Blitz noturna em bares e casas noturnas da região central de Palmas com distribuição de preservativos e informações alusivas a prevenção das DST’s/Aids.

A campanha deste ano será estrelada por nomes de destaque no cenário tocantinense, como o piloto de Stock Car Felipe Fraga, a colunista Jaciara Barros, a Miss Tocantins 2014 Wizelany Marques, o integrante da banda Balagandaya Neuzim, o jogador de futebol Marlone, que está atualmente no Cruzeiro, o produtor e roqueiro André Donzeli, o personal trainner Túlio Lino, o modelo Marcos Kartezs, a cantora Mônica Soares, a Miss Trans Jessika Vilalon, o maquiador Rafael Oliver, e a promoter Lili Bezerra. Todos cederam o direito de uso da imagem em prol da causa. 

Para a Área Técnica de DST, Aids e Hepatites Virais do Estado do Tocantins, o ponto alto das ações será o lançamento nas redes sociais, nos mais diversos canais, e em outdoor na capital do estado com imagens das personalidades usando a camiseta com slogan da campanha. E visando dar maior visibilidade em torno, a equipe tem movimentado todas as redes sociais com as hashtags: #Dezembrovermelho #EuUsoEvc? #EuTOusandoeVC? 

Além da campanha oficial com as personalidades, será lançada uma alternativa que a equipe denominou “sensual”, com o modelo Marcos Kartezs. 

Com intuito de maior repercussão, a Área Técnica está motivando todos na internet a abraçarem a causa, colando nas suas redes sociais fotografias em tom vermelho, lembrando o mês de dezembro que visa a conscientização, prevenção e luta contra a AIDS. 

Com a colaboração de diversos parceiros para efetivação da campanha, a Sesau realiza uma programação que vai até 05 de dezembro, com realização de blitz noturna nos bares, festas com a temática do Dia Mundial, Exposição das fotografias das personalidades no Shopping Capim Dourado, Cine Debate na casa 8 de Março e ação nas universidades Objetivo e Universidade Federal do Tocantins – UFT, estas últimas ações em parceria com o Programa Municipal de DST/Aids de Palmas. 

Órgãos Públicos, tais como, Ministério Público Estadual e a Sede da Sesau terão suas fachadas iluminadas de vermelho, a pedido da equipe , para chamar a atenção da campanha estadual. 

Todos os municípios do Estado estão sendo orientados a elaborarem as suas campanhas locais, priorizando, entre outras ações de mobilização para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids,  a distribuição maciça de preservativos de forma educativa e a divulgação e ampliação da oferta de testes rápidos AntiHIV de forma intensificada e em regime de plantão. 

Dados no Tocantins

O Estado do Tocantins tem como dados parciais registrados neste ano de 2014, 112 casos de Aids notificados no Sistema de Informações de Agravos de Notificação – SINAN, e 131 casos de infecção pelo HIV.

Com relação à faixa etária, os casos de Aids e de HIV concentram-se nos indivíduos entre 20 e 39 anos, sendo que, nos casos de Aids, estes correspondem a 67% do total registrado no período. (Ascom Sesau)