Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Imagem ilustrativa/da web

Foto: Imagem ilustrativa/da web

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), promoverá nesta quinta-feira, dia 04, o “I Seminário de Capacitação em Segurança Alimentar na Agroindústria”. O Seminário contará com a presença de produtores e inspetores do SIM – Serviço de Inspeção Municipal e acontecerá a partir das 9 horas, no auditório da Seagro. Irão participar inspetores e produtores que tenham agroindústrias e que já foram convidados pela Diretoria de Fomento a Agropecuária da Seagro.  

A intenção é mostrar aos participantes as atividades técnicas para o funcionamento de uma agroindústria, ou seja, as normas e sistemas de garantia de qualidade dos alimentos. “No seminário estaremos debatendo os gargalos e os anseios para atender as demandas nas agroindústrias no Estado por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)”, enfatizou o médico veterinário, Dilmar de Lima da Seagro.

Lima lembra ainda que o SIM é importante para a gestão municipal, para o produtor e para quem vai consumir o produto. “Não é permitido à venda de produtos de origem animal sem a inspeção, o papel do inspetor é orientar e informar os produtores locais sobre os riscos de um alimento contaminado”, acrescentou.

O Serviço de Inspeção Municipal é responsável pela inspeção e fiscalização de estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal e derivados, como as indústrias de embutidos (linguiça) e defumados, leite e derivados, mel e derivados, que sejam comercializados em âmbito municipal. Além disso, também atuam em abatedouros que possuam registro na inspeção municipal.

Ascabras

Na parte da tarde, a partir das 14 horas, os participantes farão visitas na agroindústria Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Cabras de Palmas (Ascabras), no Assentamento Coqueirinho, município de Palmas. (Ascom Seagro)

Programação

Horário

Programação

8h às 8h30

Inscrições

8h30 às 9h

Abertura

9h às 9h30

Serviço de Inspeção Municipal: uma visão prática

9h30 às 10h

SUSAF-TO: lei, decreto e regimento

10h às 10h20

Coffe break

10h20 às 11h

Controle de Qualidade em Agroindústria de Alimentos

11h às 11h30

Fluxogramas de produção em Agroindústria de Alimentos

11h30 às 12h

Higiene e sanitização em Agroindústria de Alimentos

14h às 16h

Visita técnica a Agroindústria de Alimentos em Palmas

16h30 às 17h

Debate e encerramento