Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Com o objetivo de combater a criminalidade em todo o território nacional, o Ministério da Justiça, por meio da coordenação de ações integradas das forças de segurança de todos os vinte e seis estados da federação e do Distrito Federal, realizou, durante toda esta sexta-feira, 05 a operação “Brasil Integrado”.

A ação, que teve início às 00h00min, leva em consideração as particularidades geográficas de cada unidade da federação e também visa fortalecer a integração e promover ações de segurança que possam ser aplicadas, de forma conjunta e em âmbito regional, nos diversos pontos do território brasileiro.

O Estado do Tocantins, contou com a efetiva participação de 949 Agentes de Segurança Pública, sendo 592 Policiais Militares, 270 Policiais Civis, 20 Bombeiros Militares, 15 Policiais Federais, 19 Agentes da Polícia Rodoviária Federal, além de 11 Guardas Metropolitanos, 06 Agentes da SMATT e 06 servidores do Detran. Em diversos municípios do Estado foram montados 155 bloqueios e 135 patrulhamentos terrestres com o objetivo de apreender drogas, armas, munições, veículos produto de crime e localizar possíveis foragidos da justiça.

Os membros das forças de segurança realizaram a abordagem de 6119 pessoas e 5283 veículos em atitude suspeita, além de dar cumprimento a 16 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão, os quais resultaram na prisão de 14 pessoas e na apreensão de 02 adolescentes. Além disso, outras 12 pessoas foram presas devido à prática de ilícitos diversos.

A operação “Brasil Integrado”, realizada em solo tocantinense também resultou na apreensão de Cem quilos e Trezentos e Cinquenta e Cinco Gramas de Maconha, Um Quilo e Setenta e Dois Gramas de cocaína, Quarenta e Quatro Gramas de Crack, 07 veículos, 05 armas de fogo, 10 munições, R.000,00 (Vinte e Oito Mil Reais) em espécie, 33 produtos eletrônicos diversos, bem como 1482 peças de roupas com suspeita de falsificação e sem documento fiscal.

Durantes os trabalhos desenvolvidos, os agentes de segurança pública contabilizaram 107 infrações de trânsito, as quais resultaram na remoção de 60 veículos. Foram ainda efetuadas 05 buscas em fazendas e apreensão de 01 Certificado de Registro de Veículo Automotor – CRLV com suspeita de adulteração.

Está é a primeira vez que o Estado do Tocantins participa da Operação “Brasil Integrado”, a qual já foi realizada em outras duas oportunidades em demais unidades da federação. (Ascom SSP)